
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Gestão Tributária e Fiscal, destaca que abrir uma empresa na cidade está mais rápido e menos burocrático. De acordo com os painéis do Mapa de Empresas, plataforma do Governo Federal que reúne dados e indicadores sobre o ambiente de negócios no país, o município reduziu pela metade o tempo para registro de novos empreendimentos e registrou crescimento no número de empresas abertas.
Segundo o relatório, em setembro de 2025 foram abertas 513 novas empresas e 507 matrizes em Maricá, um aumento de 3,8% em comparação ao mesmo período de 2024, que registrou 494 empresas e 488 matrizes.
Outro destaque foi a agilidade no processo de abertura de empresas. Enquanto em setembro de 2024 o tempo médio era de 16 horas, neste ano caiu para apenas 8 horas, tornando o processo cerca de 50% mais rápido. Já o tempo para a análise de viabilidade de empresas — etapa que verifica se as atividades podem ser exercidas no local escolhido e se não há duplicidade no nome comercial — passou de 12 horas para 7 horas no comparativo anual, redução de 41%. Com isso, Maricá ocupa hoje o 5º lugar no Estado do Rio de Janeiro como a cidade mais rápida nesse indicador.
A secretária de Gestão Tributária e Fiscal, Lawrice Souza, explicou que a melhoria nos números é resultado da modernização dos processos internos e das legislações municipais. “O governo municipal apoia e prioriza o empreendedorismo e fortalecimento da economia local. Os dados do Governo Federal comprovam que, hoje, Maricá é um lugar seguro para investir e continuaremos trabalhando para que cada vez mais empresas venham para a cidade”, afirmou.
Outro avanço importante foi a redução no tempo médio para a análise de viabilidade, que antes era de 4 horas e atualmente dura apenas 1 hora — queda de 75%.
Mais crédito para empreendedores
Para ampliar o apoio ao comércio local, a Prefeitura firmou parceria com a Caixa Econômica Federal, facilitando o acesso a crédito para micro e pequenos empreendedores. As linhas federais Procred e Pronampe estão agora mais acessíveis no município, oferecendo condições diferenciadas de financiamento com juros reduzidos.
Empreendedores interessados podem procurar a unidade do Serviços Integrados Municipais (SIM), em São José do Imbassaí (Rodovia Ernani do Amaral Peixoto, KM 21, esquina com a Av. Elomir Gonçalves da Silva,) para obter orientação no processo de solicitação do crédito.