Mutirão para acesso ao novo aplicativo Mumbuca continua até segunda-feira (06/10)

Quem não comparecer pode ser atendido no Banco Mumbuca a partir de terça-feira (07/10)

sábado, 4 outubro 2025

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Economia Solidária e Empreendedorismo Social, iniciou neste sábado (04/10) o mutirão de atendimento para retirada do acesso ao novo aplicativo Mumbuca, que passa a ser a plataforma oficial de pagamentos dos benefícios sociais no município. A ação segue até segunda-feira (06/10), das 8h às 20h, na estrutura montada ao lado do Fórum de Araçatiba.

O mutirão é direcionado aos beneficiários da Renda Básica de Cidadania (RBC) e outros programas sociais da cidade, como Auxílio Cuidar, Auxílio Recomeçar Sem Violência e Mumbucão. Durante o atendimento, os titulares recebem duas senhas pessoais e intransferíveis: uma para acesso ao aplicativo e outra para transações financeiras. A entrega só é realizada mediante apresentação de documento de identidade com foto.

O secretário de Economia Solidária e Empreendedorismo Social, Matheus Gaúcho, destacou a importância da participação no processo de transição:

“Estamos promovendo uma modernização necessária para garantir mais autonomia, segurança e praticidade para os beneficiários. O novo aplicativo Mumbuca é um avanço na gestão dos nossos programas sociais”, afirmou o secretário.

Atendimento continua nos dias 5 e 6 de outubro

A Prefeitura reforça que o mutirão continua neste domingo (05) e segunda-feira (06/10), das 8h às 20h. Para ser atendido, é necessário consultar previamente a data de comparecimento no site oficial da Renda Básica de Cidadania: https://rendabasicacidadania.marica.rj.gov.br/agendamento

Beneficiários que não conseguirem comparecer ao mutirão poderão procurar atendimento presencial no Banco Mumbuca a partir de terça-feira (07/10), sem nenhum prejuízo.

Novo aplicativo Mumbuca

Disponível gratuitamente para Android e iOS, o aplicativo Mumbuca passa a ser o novo canal de movimentação financeira dos benefícios sociais. Por meio dele, os usuários poderão consultar saldos, extratos, realizar pagamentos e transferências de forma mais segura e prática.

Para quem precisar do formato físico, também será disponibilizado o novo cartão Mumbuca, integrado ao sistema digital.

A orientação é que o aplicativo seja baixado com antecedência, mas o cadastro só deve ser realizado após a retirada das senhas no atendimento presencial.

Atendimento exclusivo para comerciantes

Os comerciantes credenciados que recebem pagamentos por meio da Moeda Social Mumbuca também devem migrar para o novo sistema. Para isso, a Prefeitura está realizando atendimento exclusivo no Banco Mumbuca, nos dias 04, 05 e 06 de outubro, das 8h às 18h.

A partir de terça-feira (07/10), o atendimento segue normalmente no Banco Mumbuca.

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