
A Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Turismo, de Comércio, Indústria e Mercado Interno, e de Trabalho e Emprego, em parceria com a Rota Gastronômica, capacitou empreendedores do setor de bares e restaurantes com o minicurso “Tendências na gastronomia com insumo local”. Dezenas de participantes ouviram dicas da chef Ana Paula Almeida sobre como tornar seus pratos e negócios únicos, atrelando-os a ingredientes locais.
“O que percebo é que o setor gastronômico de Maricá tem um potencial imenso. São muitas as oportunidades que se apresentam aqui, o que faltava era justamente a capacitação. Trouxe, hoje, dicas de como eles podem desenvolver algo único, com alma e identidade”, afirmou a chef Ana Paula, depois da aula ministrada no Polo Itaipuaçu da Secretaria de Turismo.
Pensar local e diferente
A chef levou referências de frutos do mar e mostrou para os participantes ingredientes disponíveis na cidade em programas como Inova Agroecologia Maricá e Farmacopeia Mari’ká. O destaque do dia foi a taioba, uma planta alimentícia não convencional (PANC) muito atrelada à cidade. Os empreendedores aprenderam a fazer bolos (usando farinha de taioba produzida pelo Empório I Piatti, de Maricá) e até brigadeiro com a planta.
“Os cursos aqui vão além porque cria uma rede de parceiros na cidade. Eu trabalho com desidratados, mas ver essas possibilidades com a taioba me faz pensar e ter ideias inovadoras para o meu negócio específico. Vale muito a pena participar”, garantiu Giselle Xavier, de São José do Imbassaí.
“Parcerias” é uma das palavras-chave das capacitações, como explica ThaÍsa Muniz, coordenadora de Capacitação do Polo Itaipuaçu:
“São cursos para o desenvolvimento do comércio e dos negócios voltados para gastronomia. Hoje, os alunos viram como elaborar tendências com insumos locais, valorizando o que há em Maricá, os nossos produtos. Além disso, eles passam a se conhecer, a trocar informações e criar uma rede de parcerias que é fundamental para o sucesso de todos”, disse Thaísa.
Perto do público
As aulas acontecem no Polo Itaipuaçu da Secretaria de Turismo desde maio. Centenas de empreendedores já foram impactados, como explica o presidente da Rota Gastronômica da cidade, Julio Rodrigues:
“Projetos como este fortalecem todo o setor de gastronomia e receptivo que precisa muito de capacitação ainda. Itaipuaçu é o distrito que mais cresce e onde está a maior parte dos bares, restaurantes e hotelaria na cidade. Nossos dados indicam a existência de aproximadamente 1.500 estabelecimentos e podemos afirmar que cerca de 60% deles estão aqui nesta região”, explicou Julio.
Quem quiser participar das próximas turmas pode buscar informações no Polo Itaipuaçu da Secretaria de Turismo. O endereço é Avenida Zumbi dos Palmares, 563, no Shopping Terrazzo.