Prefeitura de Maricá cria novo setor de Saúde Mental no Hospital Conde Modesto Leal

Novos leitos são voltados para acolhimento em situações de urgência e emergência psicossocial

quarta-feira, 8 outubro 2025

Foto: Cauã Santana

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, entregou nesta quarta-feira (08/10) o setor de Saúde Mental do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro. O espaço é voltado para o acolhimento de pessoas em crises de caráter psicossocial, funcionando 24 horas em situações de urgência e emergência.

O setor conta com três leitos para adultos e um leito para infância e adolescência, qualificando o cuidado em saúde mental dentro do hospital, conforme diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental, que prevê o cuidado humanizado e integral dentro de hospitais gerais.

O secretário de Saúde, Marcelo Velho, destacou a relevância da iniciativa.

“É um marco para a saúde do município. Estamos entregando leitos de saúde mental regulados pelo CAPS, obedecendo às boas práticas clínicas e às diretrizes da política nacional. Nosso compromisso é oferecer atendimento qualificado e humanizado para a população, estruturando cada vez mais a Rede de Atenção Psicossocial”, disse.

De acordo com a superintendente de Saúde Mental, Daiana Albino, a entrega marca um avanço importante para a rede de atenção psicossocial do município.

“Sem dúvidas, hoje é um dia que vai ficar marcado na história de Maricá. Estamos entregando um setor que garante cuidado integral às pessoas em sofrimento mental, dentro do hospital geral. É uma conquista simbólica e muito significativa, que vai beneficiar usuários e familiares da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), afirmou.

Casos de saúde mental graves e/ou persistentes que não caracterizem urgência podem ser atendidos no Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS III), que funciona 24 horas na Rua Clímaco Pereira, no Centro.

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir