
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, entregou nesta quarta-feira (08/10) o setor de Saúde Mental do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro. O espaço é voltado para o acolhimento de pessoas em crises de caráter psicossocial, funcionando 24 horas em situações de urgência e emergência.
O setor conta com três leitos para adultos e um leito para infância e adolescência, qualificando o cuidado em saúde mental dentro do hospital, conforme diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental, que prevê o cuidado humanizado e integral dentro de hospitais gerais.
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, destacou a relevância da iniciativa.
“É um marco para a saúde do município. Estamos entregando leitos de saúde mental regulados pelo CAPS, obedecendo às boas práticas clínicas e às diretrizes da política nacional. Nosso compromisso é oferecer atendimento qualificado e humanizado para a população, estruturando cada vez mais a Rede de Atenção Psicossocial”, disse.
De acordo com a superintendente de Saúde Mental, Daiana Albino, a entrega marca um avanço importante para a rede de atenção psicossocial do município.
“Sem dúvidas, hoje é um dia que vai ficar marcado na história de Maricá. Estamos entregando um setor que garante cuidado integral às pessoas em sofrimento mental, dentro do hospital geral. É uma conquista simbólica e muito significativa, que vai beneficiar usuários e familiares da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), afirmou.
Casos de saúde mental graves e/ou persistentes que não caracterizem urgência podem ser atendidos no Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS III), que funciona 24 horas na Rua Clímaco Pereira, no Centro.