Vice-primeiro-ministro de Cuba visita Maricá e elogia hospital municipal

Comitiva conhece Hospital Dr. Ernesto Che Guevara e Parque Tecnológico, destacando modelo humanizado e inovação na saúde

terça-feira, 4 novembro 2025

Foto: Thamyris Mello

Baixar PDF

A Prefeitura de Maricá recebeu, nesta terça-feira (04/11), a visita de uma comitiva liderada pelo vice-primeiro-ministro de Cuba, Eduardo Martínez Díaz, para estreitar a cooperação na área da saúde entre a cidade e o país da América Central. O ponto alto da recepção aos cubanos aconteceu no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí.

A comitiva cubana foi recebida pelo secretário executivo de Gestão de Governo, Arlen Pereira, que avaliou a troca como estratégica para qualificar ainda mais o sistema municipal, já que Cuba é referência mundial em assistência humanizada e gestão pública de saúde. “Cuba dá aula em gestão, humanização e prioridade pública em saúde. Queremos proporcionar trocas de experiências e transformá-las em melhorias reais para a nossa população”, destacou Arlen.

O vice-primeiro-ministro de Cuba, Eduardo Martinez Diaz, destacou a estrutura do hospital e o acolhimento aos pacientes, classificando o modelo como humanizado e alinhado à história e à figura do médico que dá nome à unidade de saúde. “O que mais me impactou foi acolhimento. A visita de hoje reforçou a convicção de que este hospital é um exemplo de tecnologia, cuidado e humanidade”, avaliou.

O secretário de Saúde, Dr. Marcelo Velho, durante a apresentação da unidade, lembrou que o hospital integra o projeto da futura Cidade da Saúde Ernesto Che Guevara, que ampliará a capacidade de atendimentos mais complexos no município. Cada espaço visitado recebia elogios da delegação cubana.

“É muito gratificante receber uma referência mundial em saúde pública e promover essa troca direta com quem inspira tantos modelos reconhecidos internacionalmente”, ressaltou o secretário. “É um orgulho para nós ver Maricá ser reconhecida e elogiada internacionalmente. Quando juntamos inovação, tecnologia e profissionais capacitados, nós mostramos, na prática, que o SUS é possível, funciona e transforma vidas”, complementou a diretora-geral do hospital, Ana Paula Silva.

Parque Tecnológico de Maricá

A comitiva também visitou o Parque Tecnológico de Maricá (PqTec), em Ubatiba, cuja previsão é de inaugurar a primeira parte do projeto até março de 2026. Apenas o prédio principal terá 6.207 m² distribuídos em quatro pavimentos. O projeto mira reunir universidades, empresas e startups em um ecossistema de inovação com ênfase na nova economia local e em cadeias como o Complexo Industrial e Econômico da Saúde; a ideia é que o empreendimento, que ficará sob gestão do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), se transforme em um vetor de transformação de conhecimento em desenvolvimento, por meio dos laboratórios e centros de pesquisa previstos no complexo.

Também representaram a gestão municipal durante a visita a chefe de Gabinete do Prefeito, Dayrlene Costa; o secretário de Qualidade de Vida, Bem-Estar Social e Entretenimento, Reinaldo Cunha; os presidentes do ICTIM, Cláudio Gimenez; e da Alimentos e Produtos Sustentáveis de Maricá (AMAR), Marlos Costa. Participaram da visita ao hospital, ainda, os vereadores Frank Costa (vice-presidente da Câmara de Maricá) e Dr. Felipe Auni (presidente da Comissão de Saúde).

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir