1º Fórum Municipal do SAE e CERESTT integra profissionais de saúde para qualificar o cuidado à população em Maricá

Evento reuniu gestores e profissionais da área no auditório da Codemar, integrando diversas abordagens de Vigilância em Saúde

sábado, 15 novembro 2025

Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o 1º Fórum Municipal do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CERESTT), no auditório da Codemar, reunindo profissionais, gestores e especialistas da área para discutir integração, cuidado e vigilância em saúde com foco no trabalhador e na população em geral. Com o tema central “Cuidar de quem cuida: integração, acolhimento e vigilância em saúde”, o encontro marcou um importante avanço na articulação das políticas públicas de saúde municipais, destacando também avanços e experiências exitosas.

Na sexta-feira (14/11), a programação contou com mesa de abertura composta pelo secretário de Saúde, Marcelo Velho; pela superintendente de Vigilância em Saúde, Daniella Bittencourt; pela gerente da Vigilância Epidemiológica, Jaqueline Conceição da Silva; e pela gerente do CERESTT Metro II.2 – Maricá, Viviane Oliveira. O evento teve início com apresentação musical e seguiu com apresentações de gestores e profissionais das áreas de IST/HIV, Hepatites Virais, Tuberculose e Saúde do Trabalhador, com o intuito de construir uma rede cada vez mais integrada e acolhedora.

O secretário de Saúde, Marcelo Velho, ressaltou a consolidação do diálogo entre Vigilância em Saúde e Atenção à Saúde.

“O 1º Fórum Municipal do SAE e CERESTT,reafirma nosso compromisso com uma rede estruturada, integrada e voltada para o cuidado das pessoas. Promover esses espaços de troca fortalece práticas, aprimora fluxos e impulsiona políticas públicas essenciais para proteger trabalhadores e usuários dos serviços”, afirmou.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniella Bittencourt, reforçou a importância da articulação entre setores para fortalecer o cuidado às pessoas.

“A Vigilância em Saúde só se efetiva plenamente quando dialoga com todos os pontos da rede. Nesse fórum, celebramos um momento de convergência, planejamento e fortalecimento das ações que garantem segurança, proteção e cuidado para quem vive e trabalha em Maricá”, acrescentou.

Para a coordenadora do Programa de ISTs, HIV e Hepatites Virais de Maricá, Danielle Magalhães, o evento representa um passo decisivo para o fortalecimento da rede de cuidado.

“Realizar o primeiro fórum do SAE e do CERESTT é um marco importante para Maricá, porque integra serviços essenciais e fortalece o cuidado em rede. Esse encontro nos permite alinhar estratégias, compartilhar experiências e ampliar as ações de prevenção, diagnóstico e promoção à saúde que já estão em curso no município. Nosso compromisso é garantir uma assistência cada vez mais qualificada e próxima da população”, pontuou.

A coordenadora do CERESTT Metro II.2 – Maricá, Viviane Oliveira, destacou a relevância do encontro.

“O fórum teve uma importância relevante para discutirmos o impacto das ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador; impulsionar as notificações de doenças e agravos relacionados ao trabalho e contribuir para o desencadeamento de ações de vigilância em saúde do trabalhador no nosso território”, concluiu.

Programação diversificada marcou o evento

No período da manhã, a mesa 01 (SAE) reuniu especialistas como Danielle Damasceno Magalhães, Andrea Figueiredo Malagrida Pacheco, Osvaldina Luiza B. Sousa e Juliana Pimentel, abordando temas relacionados à prevenção, ao cuidado compartilhado e ao fortalecimento dos fluxos assistenciais direcionado às ISTs e à Tuberculose no município.

À tarde, a mesa 02 (CERESTT) apresentou discussões fundamentais sobre vigilância em saúde do trabalhador, notificações de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e práticas integrativas associadas à qualidade de vida laboral, com contribuições de Selma Afonso Alfred de Oliveira, Renata C. Baptista, Áurea Cristina Accacio de Oliveira e Viviane Oliveira.

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir