A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, dá o primeiro passo para a implantação da Cidade da Segurança com a assinatura do termo de aquisição do terreno onde o complexo será construído. A cerimônia será realizada na próxima segunda-feira (1º/12), às 13h, em Itapeba, marcando o início de um dos maiores projetos estruturantes da segurança pública municipal.
Idealizada para ser um marco na proteção e no monitoramento urbano, a Cidade da Segurança reunirá, em um único espaço, uma estrutura moderna e tecnológica destinada às operações da Guarda Municipal e da Polícia Militar, por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), ampliando a integração e a capacidade de resposta das forças de segurança.
“É assim, com investimento e muito trabalho, que a gente mantém Maricá como uma das cidades mais seguras do Brasil, com quedas históricas na violência e meses sem crimes graves. Aqui, o compromisso é simples: defender o povo, cuidar da cidade e não deixar a criminalidade se criar”, declarou o prefeito Washington Quaquá.
Em 2025, por conta do convênio da cidade com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que permite efetuar prisões por reconhecimento facial e identificar placas de veículos roubados ou furtados, o município registrou queda nos indicadores estratégicos de segurança, alcançando o menor índice de letalidade violenta desde 2003 e completando um ano e meio sem casos de latrocínio (roubo seguido de morte). Somente neste ano, 26 prisões foram efetuadas, cinco pessoas desaparecidas localizadas e 109 veículos roubados ou furtados recuperados. Mais de 300 ocorrências foram encaminhadas à delegacia.
“A segurança pública é uma prioridade do nosso governo. Investimos bastante em equipamentos, tecnologias e meios de trabalho para que os nossos profissionais desempenhem um serviço de excelência na cidade. A cada mês, estamos reduzindo os índices de criminalidade em Maricá e vamos continuar desenvolvendo políticas de segurança eficazes para o nosso município”, disse o secretário de Segurança Cidadã, Julio Veras.
A expansão da estrutura tecnológica inclui 20 totens de segurança instalados em pontos estratégicos, quase 40 câmeras dedicadas ao reconhecimento facial e cerca de três mil câmeras de videomonitoramento integradas ao Ciosp, garantindo acompanhamento constante do fluxo urbano e suporte às forças de proteção.
A Guarda Municipal conta com mais de 400 agentes, sendo 100 atuando diariamente nos quatro distritos e em grandes eventos, como o Natal Brasilidade. O município também disponibiliza 238 vagas diárias do Proeis, fortalecendo a atuação conjunta com a Polícia Militar e ampliando as rondas ostensivas nos bairros.
