A Prefeitura de Maricá foi destaque na Expo Favela Ceará 2025, em Fortaleza. O evento, realizado no fim de semana (21 e 22/11), reuniu gestores públicos, lideranças sociais e empreendedores de todo o país para discutir experiências e políticas públicas desenvolvidas nas comunidades, além de fortalecer iniciativas de empreendedorismo nas periferias.
A secretária especial de Promoção das Comunidades e do Minha Casa, Minha Vida, Brunna Tavares, e o secretário de Economia Solidária, Matheus Gaúcho, apresentaram as principais iniciativas implementadas em Maricá. Entre elas, os programas de incentivo ao microempreendedor, ações de economia solidária, a Moeda Social Mumbuca e estratégias voltadas à ampliação de oportunidades de trabalho e renda, especialmente para moradores de áreas mais vulneráveis.
O município também contou com um estande para divulgar projetos sociais voltados às comunidades. Durante o evento, foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Maricá, a gestão municipal de Fortaleza e a Central Única das Favelas (Cufa) do Ceará, fortalecendo ações conjuntas e a troca de experiências.
“Participar da Expo Favela de Fortaleza é uma felicidade sem tamanho. Estivemos com diversos gestores municipais trocando ideias e compartilhando nossas experiências de Maricá. Nós buscamos realizar um trabalho de transformação de vidas. Ser convidado para fazer parte deste evento gigante não tem preço”, afirmou a secretária Brunna Tavares.
A Expo Favela reúne projetos transformadores, coletivos e empreendedores das favelas para debater o futuro e o desenvolvimento das periferias brasileiras. Os representantes maricaenses participaram de rodas de conversa, painéis e reuniões com lideranças, empreendedores e gestores de outras cidades.



