A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou neste sábado (29/11) a campanha de vacinação antirrábica animal nas Unidades de Saúde da Família (USF) que funcionam aos sábados. A medida amplia o acesso da população ao serviço e fortalece as ações de prevenção contra a raiva – doença grave e fatal que também pode ser transmitida aos seres humanos.
A iniciativa teve início nas USF do distrito de Inoã, com a imunização de cães e gatos saudáveis a partir de três meses de idade, que não estejam gestantes e que não tenham recebido a dose anual durante a campanha deste ano. No próximo sábado (06/12), a iniciativa ocorre nas USF do distrito de Itaipuaçu.
As unidades participantes da ação neste sábado foram: USF Inoã 1, USF Inoã 2, USF Santa Paula, USF Chácara de Inoã, USF Carlos Alberto Soares de Freitas – MCMV de Inoã, USF São José 1 e USF São José 2.
Para vacinar os animais, é necessário que os cães estejam com coleira, guia e focinheira; já os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas. Os profissionais não estão autorizados a conter os animais, e apenas pessoas maiores de 18 anos podem levá-los para a imunização.
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Velho, ressaltou a importância da campanha para a proteção dos animais e da população. “A oferta da vacinação antirrábica aos sábados reforça nosso compromisso com a prevenção e facilita o acesso dos tutores ao serviço. Proteger nossos animais é também proteger nossas famílias, e seguiremos ampliando ações que garantam mais segurança e saúde para a população”, afirmou.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniella Bittencourt, ressaltou o impacto da iniciativa para o bem-estar coletivo.
“Levar a vacina antirrábica para as USF aos sábados amplia o alcance da campanha e contribui diretamente para o controle da raiva no município. É uma ação simples, mas essencial para manter cães, gatos e toda a população protegidos”, acrescentou.
O coordenador de Vigilância Ambiental, Ronald Marques, reforçou a importância da participação contínua da população em atividades como essa.
“A vacinação antirrábica é uma das ferramentas mais importantes para interromper a circulação do vírus na cidade. Com a ampliação do atendimento, esperamos alcançar ainda mais animais e fortalecer a barreira de proteção que garante a segurança de todos”, frisou.
A agente de combate às endemias da USF Inoã II, Caroline Azevedo, reforçou a relevância da vacinação. “É fundamental vacinarmos os pets para que eles estejam protegidos e a população também. A raiva pode ser transmitida e é uma doença fatal. Vacinem seus animais”, destacou.
