Prefeitura de Maricá promove mutirão de serviços essenciais para inclusão e cidadania

Ação integrada oferece emissão de documentos, atendimento jurídico, credenciais de estacionamento, apoio à empregabilidade e distribuição de cordões para TEA e deficiências ocultas

quinta-feira, 4 dezembro 2025

Foto: Rafael Werneck

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Pessoa com Deficiência e Inclusão, realiza neste sábado (06/12), das 8h às 13h, na Arena Itapeba, um mutirão de serviços essenciais voltado à população. A ação integrada reúne emissão de documentos, atendimento jurídico, serviços eleitorais e iniciativas de empregabilidade e qualificação profissional direcionadas a pessoas com deficiência.

O evento conta com a parceria das secretarias de Trabalho e Emprego, Bem-Estar Animal e Trânsito e Engenharia Viária, além da Fundação Leão XIII, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Detran-RJ, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil – subseção Maricá.

Entre os serviços oferecidos estão emissão da primeira via do título de eleitor, coleta de biometria, atualização cadastral, transferência de domicílio eleitoral e regularização do título. Também será possível solicitar a credencial de estacionamento em vagas reservadas a pessoas com deficiência, além de receber orientações e serviços de bem-estar animal, incluindo suporte para cães-guias.

O mutirão inclui ainda emissão de 1ª e 2ª via de identidade, 2ª via de registro civil (certidões de nascimento ou casamento), concessão de alvará, assistência jurídica e isenção para emissão de documentos.

“A ação reforça o compromisso do município em levar serviços, cuidado e acolhimento para mais perto da população. Quando visitamos os bairros, ouvimos, acolhemos e garantimos que cada pessoa tenha acesso aos direitos que transformam o dia a dia. É assim que construímos uma cidade mais inclusiva, humana e presente”, destacou a secretária de Pessoa com Deficiência e Inclusão, Tatiana Castor.

Além disso, haverá distribuição de cordões de identificação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou deficiências ocultas, ampliando a segurança, prioridade e visibilidade desses grupos.

Serviço

Ação integrada para emissão de documentos e serviços essenciais
Data: Sábado, 06 de dezembro
Horário: 8h às 13h
Local: Arena Itapeba
Endereço: Rua Maria Antônia Pereira Soares, nº 370 – Itapeba

Ações ofertadas

– Coleta de dados biométricos
– Emissão da 1ª via do título de eleitor
– Transferência de domicílio eleitoral
– Atualização de dados cadastrais
– Mudança de local de votação
– Regularização do título de eleitor
– Atendimentos voltados à empregabilidade e qualificação de pessoas com deficiência
– Emissão de credencial para estacionamento em vagas reservadas (PcD)
– Orientações e serviços de bem-estar animal, com suporte a cães-guias
– Isenção para emissão de 2ª via de documentos
– Agendamento para 1ª e 2ª via da carteira de identidade
– Atendimentos jurídicos
– Orientações especializadas para pessoas com deficiência
– Distribuição de cordões de identificação (TEA e deficiências ocultas)

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir