A Prefeitura de Maricá inicia nesta segunda-feira (08/12) a visita a famílias em vulnerabilidade social com o lançamento do programa Gabinete do Povo. A iniciativa busca aproximar o governo da população e incluir os cidadãos em situação de necessidade nos programas sociais do município.
Os agentes do programa são identificados por uniforme e crachá e têm como objetivo principal auxiliar as famílias a superar dificuldades em diversos aspectos da vida, incluindo moradia, segurança alimentar e habitação, entre outros. O primeiro distrito a receber os agentes é Inoã.
“Os recursos do município precisam chegar a quem mais precisa. A prefeitura estará sempre pronta a ajudar aqueles que desejam melhorar e progredir. Eu quero o meu gabinete nas ruas ouvindo as pessoas, vendo as suas necessidades e dando respostas. Nosso papel é levar oportunidades para o povo, para que possa se capacitar, estudar, para ocupar os postos de trabalho que estamos trazendo para a cidade”, disse o prefeito Washington Quaquá.
O programa Gabinete do Povo tem como meta atender a todos os distritos do município, seguindo um roteiro baseado em levantamento realizado pelo Instituto Darcy Ribeiro (IDR) em parceria com a ONU-Habitat que identificou famílias em situação de extrema vulnerabilidade e que receberão atenção prioritária.
As famílias visitadas terão acesso desburocratizado a benefícios e acompanhamento para participação em programas como Aluguel Social, Programa Habitar, Renda Básica de Cidadania e outros. Os agentes do Gabinete do Povo não realizam exclusões de cadastros ou benefícios.
