Maricá promove roda de conversa para fortalecer inclusão e convivência cidadã

Atividade integra a Semana dos Direitos Humanos e incentiva criação de espaços seguros e acolhedores

quarta-feira, 10 dezembro 2025

Foto: Julios Costa

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, realizou nesta quarta-feira (10/12) a roda de conversa “Construindo Espaços Seguros e Inclusivos: Respeito às Diferenças e Convivência Cidadã”, no Polo Pedreiras do programa Cultura de Direitos. A atividade integrou a programação da Semana dos Direitos Humanos, que neste ano reforça ações de participação social, acolhimento e fortalecimento de vínculos comunitários.

O encontro foi conduzido pela psicóloga Maristela Simões, pela gerente do NAIEFE, Janice Reis, e pela psicóloga e agente social Iasmyne Lopes, que dialogaram com os participantes, esclareceram dúvidas e trouxeram situações reais do cotidiano, destacando a importância de ambientes que valorizem respeito, diversidade e convivência cidadã.

Para Janice Reis, o espaço de troca fortalece a construção de uma cultura de direitos. “É muito importante estarmos aqui no Polo Pedreiras para falar dos direitos e deveres do cidadão, especialmente no que se refere à inclusão social. Temos o dever de criar espaços seguros para nossas crianças, adolescentes, jovens e idosos, e esse momento é essencial para garantir o direito de todos os munícipes”, afirmou.

A coordenadora do Polo Pedreiras, Jackeline Barreto, ressaltou o papel do equipamento como ponto de acolhimento e convivência. “Tentamos fazer com que o Polo seja um lugar onde as pessoas se sintam bem. Essas rodas de conversa são fundamentais para fortalecer o sentimento de pertencimento e promover a convivência social”, destacou.

Entre as participantes, Aline Firmino, de 55 anos, aluna da oficina de cavaquinho, falou sobre a importância do acesso à informação. “A gente fica por fora de muita coisa e não sabe o que pode ou não fazer. Essas conversas ajudam a entender melhor nossos direitos e o que acontece ao nosso redor”, relatou.

A Semana dos Direitos Humanos termina hoje, com a abertura da exposição fotográfica “Lona Preta” e uma roda de conversa com o Movimento Sem Terra (MST), que contará com a participação de Francisco Proner, representante do movimento, e Paula França, coordenadora-geral do programa “Sim, eu posso!”. O evento será realizado na sede do Programa Marielle Franco, no Centro, e terá início às 17h.

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir