A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Promoção de Eventos, finalizou a preparação para a festa da virada que terá dez palcos pela cidade e sete pontos de queima de fogos. As informações sobre o evento foram detalhadas pelo secretário da pasta, Rony Peterson, em entrevista à Rádio Ultra FM na manhã desta terça-feira (30/12).
A tradicional queima de fogos de Réveillon acontece em sete locais da cidade: Ponta Negra, Jacaroá, Barra de Maricá, Araçatiba, Parque Nanci, Orla do Marine e Itaipuaçu. De acordo com o secretário, os fogos terão até 30% menos ruído. Esta é apenas uma das medidas para deixar a festa mais inclusiva e confortável para todos.
“A Prefeitura se preocupa com a questão do som das explosões. Os ruídos prejudicam, principalmente, crianças, pessoas com autismo e os animais. Nos preocupamos com todos e vamos incluir todo mundo. Vai ser uma festa segura e familiar”, afirmou Rony.
Destino turístico
Questionado sobre os motivos que levam o turista a passar o Réveillon na cidade, o secretário Rony Peterson destacou a diversidade de cenários, cultura e segurança como os pontos importantes que garantem o sucesso da festa maricaense.
“Maricá é uma cidade espetacular. São muitos cenários para escolher. Então o turista tem dez opções maravilhosas com palcos com boa música. Em sete deles teremos queima de fogos. Em todos estaremos com a segurança funcionando para garantir a tranquilidade e uma virada de ano de paz”, ressaltou.
Apresentações musicais
A programação contará com dez palcos montados em Ponta Negra, Cordeirinho, Bambuí, Barra de Maricá, Araçatiba, Jacaroá, Parque Nanci, Orla do Marine e Itaipuaçu (Rua Um e Rua Oitenta e Três). Além das grandes atrações já anunciadas, como Neguinho da Beija-Flor, Arlindinho, Vou Pro Sereno, Gamadinho e Bonde do Forró, todos os palcos também terão apresentações os músicos locais, os “Pratas da Casa”.
“São dez opções de atrações e com elas os ‘Pratas da Casa’, que são mais de 70% dos artistas contratados. Procuramos planejar com diversidade. Se você gosta de forró, vai para Araçatiba. Se gosta de sertanejo, vai para Itaipuaçu. São dez palcos que cobrem boa parte da cidade para que todos, moradores e turistas, tenham opções próximas e possam chegar com conforto e segurança”, explicou.
Segurança reforçada
A segurança é um dos principais pilares da operação montada para o Réveillon. Segundo Rony, o esquema para oferecer a segurança no evento envolve a atuação de mais de 350 agentes.
“O esquema de segurança foi todo feito em parceria com o coronel Julio Veras, secretário de Segurança Cidadã, com a Polícia Militar e com a Polícia Civil. Além disso, a nossa cidade é toda monitorada. Em todos os eventos teremos câmeras. São mais de 350 homens empenhados nessa virada”, finalizou Rony.
Evento “Primeiro Deus”
No dia 1º de janeiro, a programação continua com o evento “Primeiro Deus”, voltado ao público evangélico. Os shows serão realizados na Orla de Araçatiba, com apresentações de Aline Barros e Maria Pita, além de um coral com mais de 100 vozes.

