QUEM SOMOS
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania tem como finalidade formular, coordenar, implementar, executar, monitorar e avaliar políticas e estratégias para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no âmbito do município.
O QUE FAZEMOS
- Promoção do caráter público da seguridade social estabelecido na Constituição Federal de 1988, regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS e pela Política Nacional de Assistência Social;
- Execução do Sistema Único de Assistência Social – SUAS como sistema articulador, provedor de ações de proteção social básica e especial e afiançador de seguranças sociais, com monitoramento e avaliação de suas ações, seus processos e resultados, de modo a obter mais eficiência e eficácia nos investimentos públicos e na efetividade do atendimento à população;
- Definição e implementação de políticas sociais no município de forma integrada e intersetorial.
NOSSA ESTRUTURA
– Coordenação de Proteção Social Básica;
– Coordenação de Sistemas do SUAS;
– Centro de Referência de Assistência Social – CRAS (Centro, Região Oceânica, CEU, Inoã, Santa Paula, São José, Bosque Fundo, Itaipuaçu, Jardim Atlântico e Itinerante);
– Serviço de Acolhimento Social;
– Programa BPC na Escola;
– Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoa com Deficiência e Idosa;
– Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;
– Programa Criança Feliz;
– Programa de Transferência de Renda – Auxílio Brasil;
– Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS;
– Coordenação de Vigilância Socioassistencial;
– Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS);
– Centro Pop;
– Serviço de Capacitação Continuada;
– Casas Abrigos Adultos e Famílias;
– Casas de Acolhimento de Crianças e Adolescentes;
– Coordenação Executiva;
– Assessoria Jurídica;
– Assessoria de Comunicação;
– Vale Social;
– Gestão do Cemitério;
– Assessoria aos Conselhos Tutelares I e II;
– Suporte aos Conselhos Municipais:
* Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS);
* Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA);
* Conselho Municipal de Enfrentamento à Dependência Química e ao uso Abusivo de Álcool e outras Drogas de Maricá (COMAD).