A Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Assistência Social e Cidadania e Especial de Promoção das Comunidades e Minha Casa Minha Vida, promoveu uma ação social no conjunto habitacional de Inoã para centenas de moradores. Um dos serviços mais solicitados, o de emissão de RG, fez 60 atendimentos e já tem mais 60 agendados que serão atendidos nos próximos dias.
“A ação é um sucesso. Diversas secretarias trabalhando de forma integrada para levar cidadania para as pessoas. Nós vamos, em breve, fazer ações como esta em outras comunidades, em outros bairros, para que o povo de Maricá consiga resolver os problemas e tenha sua documentação em dia”, afirmou Bruna Tavares, secretária de Promoção das Comunidades e MCMV.
Além da emissão de documentos, os moradores tiveram ainda a possibilidade de buscar emprego e benefícios sociais.
“A Secretaria de Assistência Social fez a atualização do Cadastro Único, o CadÚnico, dos moradores. Também trabalhamos em parceria com diversas outras pastas. Então nesta ação temos o balcão de empregos, para oferta de vagas e cadastro de currículos, viemos também com o Banco Mumbuca, com serviços focados nas mulheres e com parcerias com a Enel e Águas do Rio para emissão de contas e renegociação”, explicou Alessandro Leite, subsecretário de Assistência Social.
Empreendedorismo e mulheres
O Banco Mumbuca tirou dúvidas sobre programas sociais da prefeitura, mas aproveitou a oportunidade para levar os seus serviços para os empreendedores locais.
“Foi muito bom. Eu faço salgadinhos para vender e vim saber como faço para poder aceitar Mumbuca. Os agentes me explicaram passo a passo o que eu devo fazer. Esse tipo de atendimento é muito importante porque eu não poderia ir até o banco dia de semana. Agora no sábado e do lado de casa fica mais fácil. Em breve vou aceitar Mumbuca e isso vai aumentar muito o movimento”, comemorou Simone Antunes, de 35 anos, moradora do MCMV.
A busca ativa por empreendedores foi uma das metas do Banco Mumbuca na ação social.
“Fizemos o cadastro de comércios e empreendedores para que eles possam aceitar a Mumbuca nas suas transações. É muito importante que o Banco Mumbuca participe dessas ações levando serviços e se aproximando dos maricaenses, levando a nossa moeda para a vida das pessoas”, frisou Manuela Mello, presidente da instituição.
As mulheres, além de todos estes serviços, tiveram atenção especial na ação, com orientações jurídicas, sociais e nutricionais, como explica Ingrid Bastos, secretária municipal de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres:
“Fazemos um atendimento diferenciado que inclui até mesmo orientações para casos de violência doméstica, oferecendo orientações jurídicas e amparo. A pasta trouxe, ainda, nutricionista para dar dicas e orientações para as mulheres”, finalizou Ingrid Bastos.













