A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promoveu um passeio institucional com acolhidos da Casa Abrigo (Itaipuaçu) ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro. A visita aconteceu nesta quarta-feira (28/01) para que os assistidos pudessem interagir na exposição “Viva Maurício – Maurício de Sousa, a experiência imersiva”, que apresenta uma retrospectiva da vida e obra do famoso cartunista brasileiro.
“Mais do que um passeio, esse momento é sobre reencontros com a arte, com a memória afetiva da Turma da Mônica e, acima de tudo, com a própria cidadania. Pessoas em situação de rua têm o direito de estar onde quiserem e ocupar espaços culturais. Trata-se de um passo gigante para a reinserção social e para o resgate da dignidade”, ressalta Monique Freitas, coordenadora da casa.
Ao todo, 16 pessoas participaram da excursão cultural, sendo nove acolhidos e sete profissionais. Entre 7h30 e 14h, os participantes puderam viver uma oportunidade única de conhecer um pouco mais sobre a história da cultura brasileira e se divertir com o trabalho de um dos mais importantes cartunistas do país.
“Um dos nossos usuários desconhecia que Maurício de Sousa era brasileiro. Pensava que os personagens eram de outro país. Outro, ficou encantado ao saber que a Mônica foi inspirada na própria filha do cartunista”, conta Monique. Ainda segundo ela, todos voltaram satisfeitos e motivados com a experiência vivida.





