A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, organizou, na última semana, a visita de acolhidos da Casa Abrigo – Mumbuca ao Museu de Imagens do Inconsciente, no Rio de Janeiro. A iniciativa se deu para que tivessem contato com o espaço histórico criado pela psiquiatra brasileira de renome internacional, Nise da Silveira.
“O local é um testemunho da contribuição inovadora que ela trouxe para a psiquiatria, revolucionando o tratamento em saúde mental no Brasil, ao defender o cuidado baseado na arte, na livre expressão e no respeito à subjetividade do sujeito”, disse Andréia Cristina de Sá, coordenadora da unidade.
Durante a visita, eles puderam conhecer as obras feitas pelos clientes de Nise, o que os impactou bastante. Muitos compartilharam impressões pessoais, identificando-se com algumas histórias e imagens expostas. A experiência permitiu que olhassem para além do aspecto estético das obras, buscando compreender os sentidos inconscientes presentes nas produções.
Para Andréia, experiências como essa são fundamentais para o processo de cuidado e reabilitação dos usuários e do aperfeiçoamento da equipe técnica, que segue trabalhando para promover ações visando ao bem-estar de todos. “São passeios que contribuem de forma significativa para fortalecer os lugares de escuta, reflexão e troca”, conclui.



