Atuação conjunta em Maricá promove reintegração familiar e continuidade de tratamento de acolhido

Secretaria de Assistência Social e Cidadania acompanhou homem de 27 anos até o retorno seguro a Mangaratiba

segunda-feira, 9 fevereiro 2026

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, encaminhou o acolhido Roberto de Souza Marques, de 27 anos, para continuidade de tratamento em saúde mental em Mangaratiba, sua cidade de origem.

O primeiro atendimento em Maricá foi em dezembro de 2025, no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CentroPop). Na ocasião, Roberto apresentou quadro de desorientação. A partir desse atendimento, foi acionada uma rede intersetorial de cuidado para garantir acolhimento, acompanhamento técnico e construção de um plano de reintegração familiar.

Segundo a coordenadora do CentroPop, Sely Cristina, o acolhido foi rapidamente encaminhado para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III e para o Consultório na Rua. “Durante o acompanhamento, a equipe técnica da unidade foi fazendo articulações com a mãe dele para que o recebesse de volta”, explicou.

No processo de atendimento, Roberto também contou com suporte de outros serviços da rede socioassistencial e de saúde, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e, na etapa final do encaminhamento, com a Estratégia Saúde da Família (ESF) de Mangaratiba.

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir