A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, promoveu uma visita especial à Sede da Área de Proteção Ambiental das Serras de Maricá (APASEMAR), nesta quinta-feira (26/03). A ação faz parte do projeto semanal “Elas em Movimento”, que busca proporcionar momentos de bem-estar, qualidade de vida e aprendizado para as mulheres do município.
O encontro ofereceu às participantes um passeio guiado pelas instalações da sede, incluindo a sala de exposição, com foco em educação e conscientização sobre a preservação do meio ambiente.
Para complementar o dia, as assistidas tiveram um momento de meditação e reflexão na Cachoeira do Silvado, conduzido pela professora Roseângela Peres.
“Esse momento é fundamental para que elas conheçam um pouco da nossa fauna e flora, entendam a importância da preservação e do cuidado ambiental. Além disso, ao aprender sobre a natureza, elas também aprendem a cuidar da mente, do corpo e a entrar em sintonia consigo mesmas, levando esse aprendizado para a vida”, destacou Roseângela Peres.
A bióloga e coordenadora da Sede do Silvado, Cecília Lamego, ressaltou a relevância de compartilhar o conhecimento com o público do projeto. “Tivemos a oportunidade de compartilhar nosso trabalho em educação ambiental e tudo que se relaciona à preservação. Acreditamos que é preciso ‘conhecer para preservar’, e é essa sensibilização em relação à natureza e ao meio ambiente que tentamos passar para todos, para que preservemos cada vez mais o que é nosso”, disse.
Márcia Carvalho, moradora de Jacaroá, compartilhou sua satisfação com a iniciativa. “Estou adorando essa conexão com a natureza. É uma experiência maravilhosa”, concluiu.



