Programas de educação

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Maricá tem como missão a efetiva gestão das políticas públicas educacionais de projetos e programas implementados, para fomentar uma Educação Integral, Democrática e Inclusiva, que promova a equidade, a transparência, a cidadania e a participação popular, conduzindo os estudantes do berçário ao Ensino Fundamental com projetos interdisciplinares.

Matrícula Inteligente: um sistema on-line e ininterrupto de solicitação de vagas para matrícula inicial ou por transferência na Rede Municipal de Ensino de Maricá, que permite ao responsável fazer a solicitação de inscrição sem sair de casa, acompanhar os estudos e as demandas apresentadas pela Secretaria de Educação de Maricá.  ecidadeonline.marica.rj.gov.br

Inclusão Educacional: projetos, programas e recursos de inclusão e acessibilidade educacional: Sala de recursos multifuncional; Atendimento psicológico domiciliar; Educação Bilíngue (LIBRAS); Jornada da Diversidade e Inclusão Educacional.

Escola de Idoso: projeto realizado em parceria com a Secretaria de Políticas para a Terceira Idade para promoção de formação de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) em nível de Ensino Fundamental (I e II).

Corujinhas: Instituído pela Resolução 11, de 24 de julho de 2023, o Programa consiste em proporcionar nas unidades escolares da rede um espaço noturno de atividades diversificadas para crianças de 1 a 10 anos de idade, cujos pais ou responsáveis exerçam comprovadamente atividades profissionais ou acadêmicas durante o horário noturno.

Escola Viva: o programa acontece aos sábados com atividades diversificadas, esportivas e culturais, para a comunidade em geral, buscando fortalecer o vínculo entre a escola e a comunidade. Inicialmente, as Unidades contempladas são: EM. Marisa Letícia e EM. Maurício Antunes. A previsão é que o programa seja expandido a outras Unidades Escolares da Rede.

Cursos Preparatórios: Pré-ENEM, Pré-UERJ, Pré-Militar, Pré-Enceja e Sou+PU. Projeto de cursos pedagógicos gratuitos em preparação a diversas provas de processo seletivos: Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Exame Nacional de Certificação de Competências dos Jovens e Adultos (Enceja); Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM) e Escola de Sargentos das Armas (ESA); Sou+PU – preparatório de ingresso na seletiva do programa Passaporte Universitário . Aulas presenciais e online.

Olimpíadas Pedagógicas: incentivo e assistência à participação em concursos oficiais de nível municipal, estadual e nacional – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA); Olimpíada da Língua Portuguesa; Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP); Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB); Prêmio Ministério Público do Trabalho (MPT) na Escola; Campeonato de foguetes; Prêmio Paulo Freire. Projetos envolvem educadores e alunos.

Educação Antirracista: desenvolvimento de ações para o estabelecimento de políticas públicas para as Relações Étnico-Raciais nas escolas Municipais. Temos como objetivos, elaborar, acompanhar, mapear, promover e incentivar a criação de materiais pedagógicos e revisão curricular para o cumprimento da Lei no 10.639/03, ampliada pela Lei no 11.645/08, que estabelecem a obrigatoriedade no currículo escolar da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

Educação Ambiental: componente essencial e permanente da educação nacional, compreendendo os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade – conforme definição e diretrizes da Lei 9.795/99, que dispõe sobre a Educação Ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Entre os projetos: Hortas Comunitárias e Escolares, Trilha Ecológica; Saberes Indígenas na Educação Ambiental.

Nutrição Escolar – Garantia da Segurança Alimentar e Nutricional através da alimentação escolar ofertada aos estudantes de toda a Rede Pública Municipal de Ensino, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além de uma série de ações, projetos intersetoriais e programas ligados ao incentivo ao consumo de alimentos orgânicos, ao fomento à Agricultura Familiar, combate ao desperdício de alimentos e acompanhamento nutricional e social.

Programa Maricá Interfronteiras: visa desenvolver a implementação de parcerias internacionais, através de consulados, embaixadas, institutos e universidades, com o objetivo de desenvolver habilidades socioculturais e linguísticas, com ênfase na troca de experiências com Escolas Coirmãs, de modo a qualificar o trabalho a ser realizado nas unidades escolares. Atualmente, os idiomas são espanhol e chinês.

Comunidades de Aprendizagem: instituição e projeto de renome internacional abraçado pela Secretaria de Educação de Maricá, que contribui para o processo de transformação da educação através de valores de inclusão, inovação, solidariedade e democracia.

Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM): evento pedagógico multicultural para o estímulo à leitura e o contato com as mais diversas artes. Conta com palestras, oficinas, exposições, teatro, dança, música, contação de história, ações sociais entre outras atrações. Além da já tradicional feira de livros, com oferta de editoras dos mais diversos estilos e para todos os públicos. Contando com a presença de escritores e sessão de autógrafos.

Festival Estudantil de Artes de Maricá (FESTART): projeto educativo e cultural de fomento às expressões socioemocionais e manifestações artísticas de estudantes municipais, estaduais, públicas, privadas e federais da cidade. São três etapas seletivas: escolar (internas), distritais (regionais) e a grande final. Categorizados por faixas etárias, os talentos se apresentam nas modalidades: Música (Canto), Dança, Poesia, Pintura, Desenho, Fotografia e Vídeos Curtos.

Semana Nacional de Educação Infantil: a Educação de Maricá desenvolve uma semana especial de atividades pedagógicas para valorizar a primeira etapa da educação Básica e as infâncias com suas identidades culturais e sociais. Nas unidades escolares são desenvolvidas práticas lúdicas como: contação de histórias, pinturas, jogos, experimentações, brincadeiras recreativas, atividades musicais, danças, receitinhas nutritivas e muito mais.

Núcleo de Formação Continuada de Professores: realização e fomento ao aprimoramento permanente dos Profissionais da Educação do território maricaense,compreendendo que a consolidação da qualidade do processo educacional e da formação integral dos sujeitos educandos perpassa pela responsabilidade de todos atores que fazem parte do cotidiano escolar. Segue em consonância com as Leis e Diretrizes Nacionais e Planos Nacional e Municipal de Educação. Temas diversos: alfabetização, tecnologias educacionais, programas administrativos, cuidados básicos na primeira infância, Primeiros Socorros etc.

Programa Municipal de Educação Integral em Tempo Integral (Prometi): o programa visa não só a ampliação do tempo de permanência do estudante na unidade escolar, mas principalmente o desenvolvimento integral do estudante em suas múltiplas dimensões. As unidades escolares municipais de tempo integral ofertam esta concepção de ensino desde o Berçário até o Ensino Fundamental II. Nestas unidades, além das disciplinas da base nacional curricular comum, os alunos possuem oportunidades de aprendizagem por meio de oficinas pedagógicas, que visam o desenvolvimento integral dos estudantes em língua portuguesa e matemática, linguagens artísticas, práticas esportivas, tecnologia, cultura e sociedade.

Avaliações Diagnósticas: pesquisas, exames e diretrizes de alcance municipal, estadual e nacional para gestão de dados sobre o processo de ensino e aprendizagem e educação básica, visando a elaboração e melhoria contínua das políticas públicas educacionais: Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb); Simulados Maricá; Prova Avante etc.

Esporte e Educação Física: a Secretaria de Educação de Maricá, em sintonia com a Base Nacional Comum Curricular, destaca a importância da Educação Física e da prática esportiva na Educação Integral – beneficiando a saúde física, socioemocional e fortalecendo elos de comunhão e cidadania. Destaque para o Núcleo de Esportes e Educação Física da SEMED, responsável pelas ações esportivas nas escolas municipais e por ações intercolegiais. Entre elas: Dia do Desafio; Dèjá Vu (patinação) e Jogos Estudantis.

Núcleo de Atenção e Integração do Educando Família e Escola (NAIEFE): tem por objetivo atender o aluno e as famílias dos alunos com o intuito de oportunizar acolhimento em situações diversas, orientar e esclarecer questões necessárias à vida e ao bem-estar do educando e da família em termos sociais, educacionais, afetivos e culturais. As demandas são feitas por meio dos grupos de visitadores formados pela equipe diretiva da Unidade Escolar, com isso podemos chegar aos familiares dos alunos criando vínculos de aproximação e, com toda segurança, passamos a visitar as famílias cujos alunos estão afastados da escola.

Oferta de Recursos Pedagógicos e Não-Pedagógicos: a Secretaria de Educação oferece serviços e recursos pedagógicos, tais como material escolar, e não-pedagógico como uniforme e transporte para garantia do acesso à Educação e permanência na escola.

Estamos nas Redes Sociais

nofap cured my premature ejaculation buy male enhancement online rock on male enhancement reviews extenze original male enhancement cure of premature ejaculation in islam natural male enhancement pills gnc who sell keto acv gummies pills that make you burn belly fat can you bring diet pills on a plane how much weight can you lose on a liquid diet hypoglycemia weight loss diet plan fahrenheit diet pill reviews taking diet pills with wellbutrin diet pill block fat absorption if i only eat dinner will i lose weight where can i buy keto flo gummies throat clearing blood pressure medication medical dictionary blood pressure high blood pressure medication works medical blood pressure meter blood pressure medication for stage fright high blood pressure medication list starting with b blood pressure medication swelling feet is there medication for high blood pressure herbal treatment for high blood pressure in urdu 355 blue pill blood pressure medication high blood pressure medication and depression coq10 and blood pressure pills valerian and high blood pressure medication muscle spams taking blood pressure medication does power cbd gummies really work cbd vape good for pain who sells cbd products cbd medicine for joint pain for arthritis how much are green lobster cbd gummies cbd oil cream for pain cbd oil products without thc cbd body lotion for pain cbd destroys back pain can pregnant women eat cbd gummies
Traduzir