
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, finalizou neste sábado (10/05) a 5ª Conferência Municipal de Promoção à Igualdade Racial. O segundo dia do encontro contou com a eleição de representantes municipais que vão a Brasília participar da Conferência Nacional, além de propostas que podem ser tornar projetos de lei em todo o Brasil.
Os debates ocorreram na Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Mattos, no Centro, e tiveram como objetivo promover reflexões voltadas ao fortalecimento das políticas de justiça racial. Entre os dias 13 e 15 de setembro, serão 16 representantes maricaenses na capital federal, sendo oito titulares e oito suplentes. Além do poder de voto, eles também terão direito à fala em meio a representantes de todos os estados brasileiros.
“Depois de oito anos e com uma pandemia no meio, Maricá novamente teve a oportunidade de ter dias com muitos saberes e importantes decisões. Escolhemos nossos representantes e sugerimos propostas que serão levadas para a Conferência Nacional, em setembro. Nossa delegação está pronta e apta a defender tanto os nossos interesses municipais quanto os nacionais”, disse Valesca de Souza, coordenadora de Igualdade Racial de Maricá.
Com os representantes, também vão as propostas. No encontro em Maricá, 20 delas foram escolhidas e podem se tornar projetos de leis federais. Entre os vários temas, estão educação, questões afro ambientais, valorização da mulher negra e demarcação de território dos povos indígenas.