
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e em parceria com o Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS), realizou mais uma importante ação de combate à criminalidade no município. Na manhã de sexta-feira (03/10), agentes que realizavam patrulhamento preventivo na orla da Lagoa de Araçatiba, nas proximidades do Boqueirão, foram alertados pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) sobre uma motocicleta suspeita de envolvimento em crimes na cidade.
O veículo, uma Yamaha Fazer 150 vermelha, estava sendo conduzido por um indivíduo com as características informadas pelo Ciosp: bermuda vermelha, casaco preto e mochila. Com apoio de outras equipes, foi montado um cerco tático que resultou na abordagem do suspeito próximo à Praça Garota de Maricá, no bairro Araçatiba.
Durante a ação, o homem tentou se desfazer da mochila, jogando-a em um terreno. Na revista, foram encontrados um rádio transmissor em funcionamento e uma base para o equipamento. O suspeito confessou ter saído de um “plantão” do tráfico de drogas no Morro do Castro, em Niterói, e indicou o local onde havia abandonado a motocicleta, posteriormente localizada por uma equipe da Guarda Municipal.
O indivíduo foi conduzido à 82ª Delegacia de Polícia (Maricá), onde os materiais apreendidos foram apresentados. Após verificação, foi constatado que ele possuía 36 anotações criminais e já havia sido preso 11 vezes. Nesta ocorrência, foi autuado por furto, violação de domicílio e resistência, sendo encaminhado à 76ª DP (Niterói).
Sobre o CIOSP e o PROEIS
A operação bem-sucedida reforça a importância da atuação integrada entre o CIOSP e as equipes do PROEIS. Com tecnologia de videomonitoramento e comunicação em tempo real, o CIOSP funciona 24 horas por dia, dando suporte às forças de segurança da cidade e proporcionando respostas mais rápidas às ocorrências.
Maricá é hoje um dos municípios que mais investem em segurança pública no estado, oferecendo até 170 vagas diárias no convênio PROEIS, de acordo com a demanda e as necessidades locais, garantindo presença ostensiva e patrulhamento estratégico em pontos-chave da cidade.