A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, promoveu nesta sexta-feira de carnaval (13/02) o segundo dia de programação do Carnaval Maricá 2026. No Centro da cidade, o Circuito Adélia Breve e a Praça Orlando de Barros Pimentel foram tomados pelos foliões. A expectativa é de que aproximadamente 600 mil pessoas circulem pela cidade durante o período de folia.
A programação na passarela do samba começou com a agitação de quem já vive a melhor idade. O bloco carnavalesco da Terceira Idade abriu o segundo dia da folia em Maricá com uma mensagem de valorização o envelhecimento ativo, a convivência e o protagonismo dos idosos na vida cultural da cidade.
“É uma felicidade muito grande. Os nossos idosos brincam, cantam, extravasam, transmitem vitalidade… Nossa terceira idade de Maricá é muito participativa”, afirmou o secretário de Políticas para a Terceira Idade, Amarildo Ribeiro da Silva.
O aposentado João Batista Ferreira, de 72 anos, morador do Centro, contou que decidiu ir ao bloco por conta da influência de amigos que participam das atividades nas Casas da Melhor idade. “A gente se reencontra, dança, conversa e mostra que a folia não tem idade”, disse.
Na sequência, o B.C. Arco-Íris da Diversidade reuniu público diverso em um ambiente de respeito, visibilidade e expressão cultural, passando o alto astral para o B.C. Identidade Preta e sua pegada afro, seguido pelo B.C. do Meia 5. O B.C. Onda Diferente fechou a programação garantindo a animação no Centro.
Em Inoã, o B.C. Viva Nossas Crianças ocupou a Rua Solimões com folia para o público infantil e familiar; e, em Bambuí, o bloco estático Bateria Diversidade garantiu ritmo e alegria para os foliões.
Programação
No sábado (14/02), o Carnaval de Maricá terá programação intensa, com blocos e bandas espalhados por vários distritos ao longo de todo o dia: em Araçatiba, o BC Garça da Manhã abre a agenda (7h às 14h, Praça Tiradentes); na Barra de Maricá, o BC da Amendoeira anima a Rua Marieta Fernandes de Souza (12h às 18h, bloco estático). No Circuito Adélia Breve, no Centro, passam Amigos dos Cornos de Maricá (16h30 às 19h), BC dos Universitários (18h às 20h) e BC Maricá + Folia (20h às 22h), todos na Rua Abreu Rangel.
Em Jacaroá, o Jacarobloco ocupa a Av. Nero da Silva Bittencourt (16h às 21h, estático). Já em São José do Imbassaí, saem o B.C. do Pé da Serra (16h às 21h) e o B.C. Barril (16h às 22h); e, em Ponta Grossa, a Banda Alegria de Ponta Grossa encerra a grade local na Praça Central (17h às 21h).
Seguindo para o terceiro distrito, em Santa Paula, o B.C. Diz Que Me Ama desfila na Estrada de Cassorotiba (14h às 19h); em Itaipuaçu, a programação reúne B.C. da Lisa (14h às 20h, estático), É Pequeno, Mas É Gostoso (16h às 22h, estático) e, no Circuito Claudinho Guimarães, Samba da Mulher (16h às 18h), B.C. dos Amigos (18h às 20h), Gaviões de Itaipuaçu (19h às 21h) e Zona do Boivi (20h às 22h); em Ponta Negra, o Grupo 100% Ponta Negra desfila das 17h às 20h30 no Circuito Manhoso.
Todo o roteiro da folia pode ser conferido no aplicativo “Carnaval Maricá”, disponível para download nas lojas de aplicativos Play Store (Android) e App Store (iOS).
Estrutura, serviços e segurança
Para o Carnaval, a Prefeitura de Maricá montou uma operação integrada com postos médicos, ambulâncias, banheiros químicos (incluindo unidades adaptadas para PCD), torres de observação, suporte das forças de segurança, equipes de ordenamento urbano e áreas de alimentação organizadas conforme as características de cada ponto da programação.
As equipes da Secretaria de Assistência Social e Cidadania permanecem de prontidão para a identificação de crianças durante shows e desfiles de blocos. Já a Secretaria de Segurança Cidadã atua com média diária de 180 agentes da Guarda Municipal para preservação da ordem pública, além do monitoramento em tempo real pelas câmeras do Centro de Operações de Maricá (Comar) e do Centro Integrado de Operações na Segurança Pública (Ciosp). Foram ofertadas, ainda, 220 vagas para policiais militares via Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).
A ação conta ainda com a participação de outros setores da administração municipal, como Defesa Civil, Iluminação Pública, Transportes e Postura, Empresa Pública de Transportes (EPT), entre outras secretarias.




















