Cemitério de Maricá recebe milhares de pessoas no feriado do Dia de Finados

Local foi preparado para receber o público com uma missa; data também marcou o início do recadastramento de propriedade de túmulos e jazigos

domingo, 2 novembro 2025

Celebração do Dia de Finados. Foto: Bernardo Gomes

Baixar PDF

A Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Assistência Social e de Assuntos Religiosos, recebeu milhares de pessoas no Cemitério Municipal ao longo deste domingo (2/11), feriado de Finados. Os visitantes de túmulos de entes queridos puderam, pela manhã, participar de uma missa em homenagem daqueles que representaram tanto em vida. No fim da manhã, fiéis se reuniram para rezar um terço.

“Eu encaro o Dia de Finados com um dia especial para honrar a memória de tanta gente que passou por aqui. Uma data para honrar nossos antepassados, honrar pai, mãe, avó e avô, amigos. Esse ano vejo que o cemitério está bem cuidado, tem todo apoio de sinalização na entrada. Eu sou católica, então rezo pela salvação deles. Só Deus sabe onde estão, então o meu papel é rezar para as almas que precisam de ajuda”, disse Roberta Vieira, de 43 anos, enquanto procurava o túmulo do seu pai.

Uma missa foi celebrada, às 9h, na capela do cemitério, no Centro da cidade. O pároco da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, padre Wellington dos Santos, presidiu a celebração.

“Este é um dia em que nos voltamos para essa realidade, para as almas que estão no purgatório. Rezamos por elas para que encontrem a salvação. Por que que eu falo isso? Porque quem está no céu não precisa mais da nossa oração, nós não precisamos pedir. Quem está no Céu já está na glória. Mas quem está no purgatório? Sim, através das nossas orações, da indulgência que podemos receber, das missas que celebramos, nós podemos abreviar a passagem deles por lá”, disse o padre Wellington durante a sua homilia.

Recadastramento

Durante todo o mês de novembro, a Secretaria de Assistência Social, responsável pelo cemitério, fará o recadastramento de jazigos, gavetas e nichos particulares.

“A partir deste domingo, daremos início a atualização cadastral. É importante que proprietários de nichos, gavetas perpétuas e jazigos compareçam ao Cemitério Municipal para atualização dos dados e posterior emissão da certidão de perpetuidade. Lembrando que é necessário levar o documento comprovando a propriedade”, explicou o subsecretário de Assistência Social, Alessandro Leite.

Os interessados devem procurar a administração do cemitério, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Cerca de 50 pessoas aproveitaram que a equipe do cemitério estava de plantão, neste domingo e fizeram o recadastramento. O Cemitério Municipal fica na Rua Ari Spindola, 677, no Centro de Maricá. O telefone é (21) 2634-1810/ (21) 99234-8522. E-mail: camposantomarica@gmail.com .

 

 

 

 

 

 

 

 

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir