A preparação da União de Maricá para o Carnaval 2026 entra na reta final nesta sexta-feira (06/02), com a realização do último ensaio de rua da agremiação, na orla de Itaipuaçu. O encontro, que acontece a partir das 20h, entre as ruas Paraná e Rio de Janeiro, vai contar mais uma vez com o apoio da Prefeitura de Maricá, que atua na organização urbana para garantir estrutura e segurança ao público e aos componentes da escola.
Ao longo dos últimos meses, os ensaios mobilizaram a comunidade e permitiram que moradores, sambistas e simpatizantes participassem ativamente do processo de construção do desfile. Sob a condução do carnavalesco Leandro Vieira, a União de Maricá tem evidenciado o sentimento de pertencimento entre a escola e a cidade.
Segundo ele, essa relação com o território e com a população, é um diferencial da agremiação. “Há uma ideia crescente de pertencimento entre o território e a escola. Quanto mais a comunidade de Maricá se perceber como figura central dessa construção, mais isso será um diferencial”, afirmou.
De acordo com o carnavalesco, esse envolvimento da população se traduz em uma relação de autoria coletiva. “Os moradores pegaram a história no colo e se sentem autores disso tudo. É a ideia de um município que cresce a cada dia”, destacou.
No Carnaval 2026, a escola vai levar para a avenida o enredo “Berenguendéns e Balangandãs”, que dialoga com a ancestralidade negra, símbolos de proteção, fé e resistência, conectando esses elementos à história e à identidade cultural de Maricá. A expectativa é que o sentimento de pertencimento visto nos ensaios esteja presente também na Sapucaí.
A União de Maricá será a sexta escola a desfilar na Marquês de Sapucaí no sábado, 14 de fevereiro, segundo dia de apresentações da Série Ouro, mostrando na a avenida o resultado de uma preparação marcada pela participação da comunidade e a expectativa do acesso inédito ao Grupo Especial.






