Com apoio da Prefeitura, a Escola de Samba União de Maricá retoma, no próximo dia 9 de janeiro, os ensaios de rua na Passarela Adélia Breve, no Centro do município, dando sequência à reta final de preparação para o Carnaval 2026. A atividade integra o calendário oficial da agremiação e antecede o ensaio técnico na Marquês de Sapucaí, marcado para o dia 24 de janeiro, quando a escola será a 4ª a se apresentar.
A ação conta com o auxílio da Prefeitura de Maricá, que, por meio da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran), realiza a interdição temporária da Rua Abreu Rangel, no trecho entre a Praça Orlando de Barros Pimentel e a antiga rotatória da Mumbuca, para a realização dos ensaios. Há liberação da via logo após o término das atividades. A programação também conta com o apoio da Guarda Municipal, responsável pelo ordenamento e pela segurança do público e dos componentes.
Ao longo do mês de janeiro e início de fevereiro, a agremiação realiza mais cinco ensaios de rua no Centro de Maricá. Assim como os que já aconteceram na reta final de 2025, a expectativa é que milhares de componentes da comunidade maricaense se reúnam, atraindo também moradores e visitantes que apoiam a escola.
O desfile
No Carnaval 2026, a União de Maricá será a 6ª escola a desfilar no sábado, 14 de fevereiro, pela Série Ouro. Com o enredo “Berenguendém e Balangandãs”, desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira, a agremiação abordará a joalheria produzida por pessoas negras no Brasil, com destaque para os balangandãs – adornos confeccionados e utilizados por mulheres negras nos períodos colonial e imperial, símbolos de identidade, resistência e ancestralidade.
Neste ano, a escola já realizou nove ensaios, entre apresentações de rua e ensaios de canto. Até o desfile oficial, os cinco ensaios técnicos no município terão como foco os ajustes finais e a mobilização da comunidade.
História e trajetória
Fundada em 2015, a União de Maricá desfilou por sete temporadas na Estrada Intendente Magalhães, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Nesse período, a agremiação consolidou sua identidade e ampliou a presença no cenário do carnaval carioca.
Em 2023, a escola conquistou o vice-campeonato, garantindo o acesso à Marquês de Sapucaí. Já em 2024, foi destaque em sua estreia no Sambódromo, alcançando o 4º lugar no campeonato. Em 2025, voltou a se destacar ao conquistar a 5ª colocação, após um desfile que empolgou o público no Centro do Rio de Janeiro.
A União de Maricá conta com o intérprete Zé Paulo, o mestre de bateria Paulinho Steves e o diretor de carnaval Wilsinho Alves. A escola busca o título da Série Ouro e o acesso ao Grupo Especial.
