A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, firmou nesta quarta-feira (26/11) um termo de cooperação técnica com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), responsável pela gestão do Aeroporto de Maricá. O acordo estabelece integração operacional entre as equipes, troca de conhecimentos, capacitações e atuação conjunta em ações de prevenção, mitigação e resposta a emergências na área aeroportuária e em seu entorno.
O novo protocolo fortalece a segurança das operações do aeroporto, amplia o planejamento preventivo e garante maior agilidade no atendimento a ocorrências, acompanhando o crescimento das atividades aeronáuticas no município.
“A assinatura desse termo de cooperação significa avanço para o Aeroporto de Maricá, que é um equipamento importante no conjunto do desenvolvimento do município. Vamos disponibilizar equipamentos, pessoal e treinamento para identificar riscos internos e externos, além de propor alternativas de mitigação para uma pronta resposta cada vez melhor”, explicou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Danilo Santos.
A diretora do Aeroporto de Maricá, Marta Magge, reforçou que a parceria atende a uma determinação da gestão municipal de ampliar a cooperação entre os órgãos públicos.
“Utilizar o conhecimento e experiência da Defesa Civil junto com a nossa equipe aqui no aeroporto significa trazer mais segurança, melhores relatórios e uma pronta resposta mais eficiente”, destacou.
Ela também ressaltou que, com o crescimento das operações, a integração é fundamental.
“Operar um aeroporto exige preparo para situações emergenciais. Essa parceria nos dá segurança para aumentar a demanda e receber aeronaves maiores, pois teremos um plano de contingência robusto e uma equipe treinada para atuar rapidamente”, completou.
Ações de governança e gestão pública
Paralelamente à assinatura da cooperação, o auditório da Codemar sediou mais uma edição do CGM Capacita, programa de formação da Controladoria Geral do Município, reforçando o compromisso da administração com a qualificação dos servidores.
“Estamos muito felizes em proporcionar aos servidores uma formação que é fundamental para uma administração eficiente. Governança nas contratações é uma estratégia de liderança que garante melhor eficiência, mais transparência e resultados de maior qualidade para o cidadão”, disse Cíntia Madeira, controladora-geral.
.
O especialista em Gestão Pública Bruno Saad, palestrante do encontro, celebrou a iniciativa. “A qualificação é essencial para que a gestão pública entregue resultados cada vez melhores”, concluiu.









