Copa CAPS promove integração, esporte e cuidado com a saúde mental em Maricá

Evento reuniu equipes dos serviços psicossociais do município em uma manhã de lazer, acolhimento e estímulo ao bem-estar emocional na Arena Flamengo

sábado, 6 dezembro 2025

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Saúde e Esportes, realizou nesta sexta-feira (05/12) a Copa CAPS, um encontro esportivo que reuniu usuários dos serviços de saúde mental e de outras secretarias na Arena Flamengo. A atividade proporcionou um momento de lazer, integração e promoção do bem-estar psíquico para os participantes, reforçando o papel do esporte como ferramenta de cuidado, fortalecimento de vínculos e inclusão social dentro da rede.

Participaram da competição times formados por usuários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD), CAPS Infantojuvenil (CAPSi), Centro Pop, além das equipes Lions e Fênix, que estiveram juntos em momentos de prática esportiva, marcada pela participação ativa e pela coletividade. A ação faz parte das iniciativas intersetoriais desenvolvidas pelo município para ampliar estratégias de promoção da saúde mental e criar espaços de convivência mais efetivos.

Para o secretário de Saúde, Dr. Marcelo Velho, eventos como a Copa CAPS reforçam a importância de aproximar o cuidado psicossocial das práticas de bem-estar.

“A integração entre saúde e esporte fortalece a socialização, o cuidado e o acolhimento. É fundamental oferecer ambientes seguros e motivadores para que os usuários possam viver experiências positivas que contribuam para sua qualidade de vida e estamos empenhados nesse objetivo continuamente”, afirmou.

A superintendente de Atenção Psicossocial, Daiana Albino, destacou o caráter acolhedor e transformador da iniciativa.

“A Copa CAPS cria um espaço de expressão, convivência e cuidado em saúde mental através do esporte. Cada participante vivencia uma oportunidade de pertencimento e de cuidado ampliado, que vai além do atendimento clínico e se estende às relações humanas e ao território”, acrescentou.

O educador físico do município, Yuri Silveira, que atuou como árbitro na Copa CAPS, também ressaltou a importância da atividade.

“Essa competição foi fora de série, onde diversas secretarias se uniram e promoveram um evento maravilhoso e potente. Usuários dos serviços, entre crianças e adultos, estiveram juntos nessa ação e é uma honra contribuir com essa ação tão importante de saúde mental e prática esportiva”, concluiu.

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir