
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, segue proporcionando momentos únicos na vida dos alunos da Escola do Idoso. Na manhã desta quarta-feira (07/05), a turma da unidade do Centro ultrapassou os limites maricaenses para uma excursão ao AquaRio, no Rio de Janeiro, considerado o maior aquário marinho da América do Sul.
A atividade faz parte de uma política de expansão de conhecimento que não se limita apenas ao que é ensinado na sala de aula. No local, os alunos puderam aprender sobre a vida marinha, ecossistemas e a importância da conservação dos oceanos. Além disso, os idosos tiveram acesso a diversas espécies de peixes, corais, tubarões e outros animais marinhos.
O grupo contou com 40 alunos, que aprovaram a iniciativa e, entre uma série de aprendizados, aproveitaram também para literalmente mergulhar em um mundo desconhecido e realizar sonhos.
“Foi uma felicidade estar aqui. Sempre passei em frente e tive vontade de conhecer. Hoje tive essa felicidade. Quando eu soube que ia poder participar desse momento, foi a realização de um sonho. Uma alegria que não sei nem como explicar. Achei tudo muito lindo”, disse Maria da Conceição de Souza, de 61 anos, moradora de Cordeirinho e aluna da Escola do Idoso do Centro.
O AquaRio recebe pessoas do mundo inteiro e se tornou um dos principais pontos de visitação do Rio de Janeiro. Além do impacto turístico, o processo educativo que acontece no local acaba ressignificando a relação de todos com a natureza.
“É muito importante para nós recebermos a Escola do Idoso. Além de apresentarmos conteúdos transformadores, já que muitos estão aqui pela primeira vez, o AquaRio também é estudado como uma ferramenta de terapia. Então nosso objetivo é tornar o ambiente dessas pessoas mais tranquilos. Esperamos que Maricá, como cidade oceânica, sempre participe dos nossos projetos”, completou Leonardo Avelar, biólogo marinho e gestor do setor de conservação do AquaRio.