Maricá: Casa da Mulher promove roda de conversa sobre maternidade e identidade feminina

Atividade criou um espaço seguro de escuta e troca de experiências

terça-feira, 10 fevereiro 2026

Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, realizou nesta terça-feira (10/02), na Casa da Mulher, no Centro, a roda de conversa “Identidade materna: o que muda quando a mãe nasce?”. O encontro teve como objetivo promover um espaço de acolhimento, escuta e troca de experiências sobre as transformações vivenciadas pelas mulheres a partir da maternidade.

A atividade foi conduzida pela psicóloga perinatal Bruna Sodré e pela doula Yasmin Sisan, ambas moradoras do município, que abordaram a construção da identidade materna e as diferentes vivências que atravessam esse processo. A proposta foi reforçar a importância de um ambiente seguro, onde as mães pudessem compartilhar sentimentos, experiências e desafios, sem julgamentos.

“Essa roda é um lugar de acolhimento, onde validamos os sentimentos e a experiência de cada mulher. Nem sempre são vivências positivas, mas estamos aqui para acolher e ressignificar essas histórias, trazendo um novo olhar para que situações semelhantes não se repitam com outras mulheres”, destacou Bruna.

A secretária de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, Ingrid Caldas, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da rede de apoio às mães do município. “Essas rodas de conversa reforçam que a mulher não perde sua identidade ao se tornar mãe; ela se transforma, se reorganiza e também precisa ser cuidada. Nossa proposta é ofertar esses encontros, pelo menos, uma vez por mês”, afirmou.

Participante da roda, a moradora de São José do Imbassaí, Mariana Sá, mãe de três filhos, destacou a relevância do projeto. “É muito importante ter esse espaço para nós, mulheres, que vivemos a correria do dia a dia. Poder dividir experiências, sentir leveza e perceber que não estamos sozinhas, que outras mulheres passam pelas mesmas situações. Isso traz esperança e força para seguir”, disse.

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir