Maricá: Conferência da Semana de Direitos Humanos leva ativistas e pesquisadores ao Cine Henfil

Programação vai até o dia 10 de dezembro com debates, vivências, rodas de conversa e oficinas. Veja a programação

sábado, 6 dezembro 2025

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, realizou na noite desta sexta-feira (5/12) a Conferência Magna da Semana dos Direitos Humanos, no Cine Henfil. O evento marcou o segundo dia da programação que aborda o tema “Lutas e catástrofes humanitárias”. Neste sábado (06/12), a Semana segue com a Feira Integrada de Direitos Humanos, no Mercado do Produtor, ao lado da Rodoviária do Povo de Maricá, no Centro.

 

Durante a abertura, o secretário de Direitos Humanos, João Carlos de Lima, o Birigu, destacou a pertinência do tema.

 

“É muito interessante a escolha desse tema porque não dá para ter como parâmetro para o mundo e para o Brasil o que acontece aqui em Maricá. Em algum lugar do mundo tem uma criança querendo água, tem gente se escondendo de bomba, tem pessoas que não estão tendo sua dignidade garantida. Eu digo que direitos humanos é olhar o outro como a si mesmo. Olhar para fora da nossa bolha, discutir os problemas e conseguir agir para resolvê-los”, disse.

 

A mesa da conferência contou com a participação da professora, ativista de direitos humanos e política Jurema Batista; da fundadora da CUT e militante dos direitos dos trabalhadores Anazir Maria de Oliveira (Dona Zica); da jurista e professora da UFRJ Carol Proner; e do juiz de Direito e professor da UFF Andre Nicolitt.

 

O público que lotou o Cine Henfil assistiu previamente a duas apresentações culturais: o Coral Guarani, formado por membros da Aldeia Céu Azul (Espraiado), que interpretou três canções de luta em guarani – incluindo uma que pedia a devolução das “nossas terras que foram tomadas” – e apresentações instrumentais de participantes das oficinas do programa Cultura de Direitos.

 

O Programa Marielle Franco também esteve presente, apresentando as sete cartilhas produzidas para orientar a população na busca pela garantia de direitos. O coordenador do Instituto Joaquín Herrera Flores, Manuel Gándara, reforçou o propósito da iniciativa.

 

“Direito é o contrário de privilégio. Celebrar a semana e debater esse tema é uma forma que temos de nos comprometermos com essa luta que é diária que é combater os privilégios para que todos tenham os mesmos direitos garantidos. Nesses dias vamos nos perguntar o que está acontecendo e o que podemos fazer sobre tudo isso”, finalizou.

 

Confira a programação:

 

6 de dezembro (sábado) – Feira Integrada de Direitos Humanos

Das 9h às 17h

Local: Mercado do Produtor – Av. Roberto Silveira,399, Centro (ao lado da rodoviária)

Atividades culturais e formativas:

9h – Abertura com roda de capoeira (Programa Cultura de Direitos)

10h – Roda de conversa com Henrique Rabello e convidados

10h30 – Coral da 3ª idade – Secretaria de Políticas da 3ª. Idade

11h – Exposição + Palestra: Museu da Escravidão

12h às 13h – Intervalo musical

13h – Apresentação do Percanto (Percussão e Canto) dos alunos do Programa Cultura de Direitos

14h – Coral indígena / Aldeia Céu Azul

15h – Sarau Cultural / Raraw (Banda do Haiti)

16h – Gabriel Kirton e Banda

 

8 de dezembro (segunda-feira) – Roda de conversa Cultura de Direitos – Polo Bambui – Abordagem: Direitos Digitais e Cidadania na Era da Tecnologia. Tema: “Cidadania digital: ética, segurança e direitos humanos no mundo conectado”

Das 9h às 11h

Local: Jardim Balneário: Rua 86 (antiga Rua 5), Quadra 191, Lote 07, nº 493

 

9 de dezembro (terça-feira)

9h – Aldeia Céu Azul (Tekoa Ara Hovy), Espraiado – Vivência cultural na aldeia

Das 14h às 16h – Roda de conversa Cultura de Direitos – Polo Itaipuaçu – Abordagem: Representatividade, Arte e Resistência. Tema: “O papel do artista na promoção dos Direitos Humanos” (Rua Raimundo Monteiro, número 203, Recanto)

Das 17h às 20h – Mesa “Religião e Democracia: um debate necessário” – na Sede do Programa Marielle Franco (Rua Prefeito Hilário da Costa e Silva, 248, Eldorado)

 

10 de dezembro (quarta-feira)

Das 9h às 11h – Roda de conversa Cultura de Direitos – Polo Pedreiras – Abordagem: Inclusão, Diversidade e Convivência Social. Tema: “Construindo espaços seguros e inclusivos: respeito às diferenças e convivência cidadã” (Rua Alcides José Rodrigues, número 102 antiga Rua dos Quintanilhas, Camburi, Centro)

17h – Exposição de fotográfica “Lona Preta” e Roda de Conversa com MST – com Francisco Proner e representantes do MST. Sede do Programa Marielle Franco (Rua Prefeito Hilário da Costa e Silva, 248, Eldorado)

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir