Maricá e Enel intensificam parceria para reduzir impactos de quedas de energia

Comitê municipal realiza reuniões estratégicas e estabelece plano de contingência para garantir atendimento rápido e priorizar áreas essenciais durante períodos de instabilidade climática

quinta-feira, 6 novembro 2025

Fotos: Katito Carvalho

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A Prefeitura de Maricá, por meio do Comitê de Planejamento e Articulação Municipal-Enel (CPAME), recebeu nesta quinta-feira (06/11) representantes da concessionária de energia elétrica Enel Distribuição Rio para alinhar estratégias que reduzam impactos de interrupções no fornecimento de energia durante o período de maior instabilidade climática.

Servidores de diversas secretarias participaram do encontro, que reforçou a integração operacional entre a concessionária e o poder público. Entre os pilares do plano estão o planejamento antecipado, comunicação direta e priorização de áreas essenciais. A secretária de Iluminação Pública e Energias Renováveis, Verônica Costa, lembrou que desde janeiro um comitê técnico da Enel se reúne quinzenalmente com o município.

“A principal contribuição foi a identificação dos pontos críticos de interrupção no fornecimento de energia. Anteriormente, em Jaconé, por exemplo, não era possível usar chuveiros elétricos às 17h; atualmente, graças às ações conjuntas da Prefeitura e da Enel, essa situação foi revertida. Pretendemos estender essa atuação para todos os bairros”, afirmou Verônica.

Já o secretário de Proteção e Defesa Civil, Danilo Santos, informou que o plano de contingência apresentado pela Enel será incorporado ao plano municipal, para garantir atuação integrada, uso otimizado de recursos e retorno mais rápido em casos de emergência. “Estamos trabalhando para que casos como o ocorrido em 2023, em que pontos da cidade ficaram dias sem luz, não se repitam. Criamos esse canal direto com a Enel para agilizar o atendimento à população”, ressaltou.

A diretora comercial da Enel Rio, Ana Teresa Raposo, destacou que a empresa ampliou investimentos quase ao dobro do histórico, com foco na internalização das equipes técnicas para ampliar a proximidade com o consumidor.

“O ponto fundamental a ser destacado é a estreita colaboração com o poder público e a compreensão das necessidades dos nossos clientes, sejam eles órgãos públicos, residências ou empresas. Essa é uma transformação que vem ocorrendo nos últimos anos. O projeto de internalização de nossas equipes técnicas nos garante maior proximidade com o cliente e nos permite entender suas reais necessidades”, ressaltou.

O responsável por Operações Técnicas e Comerciais da Enel Rio em Maricá Arlan Jambeiro reforçou que o objetivo é reduzir ao máximo o número de reclamações e falhas de fornecimento, especialmente nas regiões que historicamente apresentam maior demanda. “A integração e as reuniões estratégicas com órgãos como a Defesa Civil e a Prefeitura são fundamentais para garantir que falhas de comunicação não prejudiquem o atendimento”, completou.

O CPAME se reúne quinzenalmente com o objetivo de integrar ações e soluções para a segurança energética da cidade. Além disso, contatos diários são mantidos entre os integrantes do comitê para dar celeridade às demandas em Maricá.

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