Maricá: programa Trilha do Recomeço oferece curso de empreendedorismo gratuito para mulheres

Formação fortalece autonomia econômica feminina e geração de renda no município

quarta-feira, 14 janeiro 2026

Foto - Thamyris Mello

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, em parceria com o Banco Mumbuca, iniciou nesta quarta-feira (14/01) o curso de Marketing Digital e Educação Financeira que integram o programa Trilha do Recomeço, iniciativa voltada à formação e ao fortalecimento do empreendedorismo feminino no município.

“Hoje é dia de recomeço. A Trilha foi pensada para apoiar mulheres que querem tirar seus sonhos do papel, se capacitar e empreender. São ciclos de formação que, ao final, resultará na Feira do Empreendedorismo Feminino, ampliando oportunidades e fortalecendo a autonomia econômica”, destacou a secretária de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, Ingrid Bastos.

O curso completo possui duração de quatro meses, com módulos mensais que abrangem educação financeira, marketing e comunicação digital, logística de vendas e estratégias para comercialização em feiras e eventos. Além de técnicas de gestão e vendas, o curso oferece estratégias para impulsionar os negócios e utiliza a comunicação como ferramenta de autonomia, fortalecimento e transformação social.

 

Capacitação prática e estruturada

De acordo com a chefe de gabinete, Carla Gomes, a proposta é oferecer uma formação estruturada e prática. “Nosso curso é direcionado tanto para mulheres que desejam empreender quanto para aquelas que já possuem um negócio. A trilha formativa começa pela educação financeira, passa pelo marketing digital, logística de vendas e finaliza com a preparação para vendas em feiras. Ao final, teremos uma grande feira da mulher empreendedora, onde as participantes poderão apresentar seus produtos, projetos e objetivos”, destacou.

 

Parceria com o Banco Mumbuca amplia oportunidades

A diretora financeira do Banco Mumbuca, Natália Sciammarella, reforçou a importância da parceria técnica com a Secretaria de Mulheres. “Esse ciclo tem sido muito rico. Vemos as mulheres adquirindo conhecimento, aplicando no dia a dia e florescendo no empreender. É gratificante acompanhar esse desenvolvimento pessoal e profissional ao longo do curso”, afirmou.

 

Programação contínua ao longo do ano

A iniciativa também integra uma programação mais ampla de capacitações que serão oferecidas ao longo do ano. Segundo Fabrícia Moreira, assessora administrativa da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, a Trilha do Recomeço representa uma grande oportunidade. “Estamos iniciando mais um curso que abre portas para o empreendedorismo feminino. Ao longo do ano, outras formações serão ofertadas, culminando em uma grande feira para que essas mulheres possam comercializar seus produtos e fortalecer seus negócios”, explicou.

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir