Maricá promove Dia D de Multivacinação de crianças e adolescentes e da campanha do Outubro Rosa

Unidades de Saúde da Família abriram as portas para receber mulheres e crianças em programação especial

sábado, 18 outubro 2025

Fotos: Thamyris Mello

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou neste sábado (18/10) os “Dias D” de duas importantes campanhas de conscientização e promoção de saúde pública. As ações paralelas focaram a multivacinação de crianças e adolescentes e, também, o Outubro Rosa, contra o câncer de mama e de colo de útero.

As Unidades de Saúde da Família (USF) dos quatro distritos receberam a ação de imunização, onde foram aplicadas 2.163 doses de vacinas em apenas um dia, atualizando as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 18 anos. Além das USFs, também foram montados pontos estratégicos para facilitar o acesso, como o Centro de Vacinação Integrada (CVI), que funcionou próximo ao Terminal Rodoviário do Povo, no Boulevard Maricá e no Guaratiba Futebol Clube.

Em outra frente, foram realizados 724 exames preventivos de colo de útero durante a mobilização do Outubro Rosa nas USF, além de atividades de conscientização e orientação, fortalecendo a prevenção e o diagnóstico precoce.

O secretário de Saúde, Marcelo Velho, pontuou o sucesso da iniciativa integrada.

“O Dia D de Multivacinação foi um sucesso e reforça o compromisso de Maricá com a saúde preventiva. Aplicamos mais de duas mil doses em um único dia, garantindo a atualização das cadernetas e fortalecendo a proteção das nossas crianças e adolescentes. A união dessa ação com o Dia D de exames preventivos do Outubro Rosa mostra a importância de integrar cuidados e ampliar o acesso à saúde em várias frentes”, afirmou.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniella Bittencourt, frisou que as ações do Dia D fortalecem a prevenção de doenças e a imunização.

“Ver as unidades cheias e tantas famílias participando é motivo de grande satisfação. Cada vacina aplicada representa uma criança mais protegida e uma cidade com mais bem-estar. Esse resultado é fruto do trabalho conjunto das equipes e da conscientização da população sobre a importância da imunização”, acrescentou.

Avisada pelos agentes comunitários de saúde sobre o Dia D, a professora Carla Marins levou a filha Marta para tomar a vacina contra a Febre Amarela. “Vacina é proteção. Com tantas doenças voltando, manter a caderneta em dia é fundamental para garantir a saúde das crianças. Ela só estava com uma dose atrasada, mas vi muitas crianças com mais pendências. Às vezes por falta de tempo, a gente acaba esquecendo uma vacina ou outra, mas não podemos deixar para depois. A saúde dos nossos filhos vem em primeiro lugar”, acredita.

A ação teve como objetivo ampliar a cobertura vacinal no município e reforçar a prevenção contra doenças como sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B, poliomielite, meningite e dengue, entre outras. A campanha de multivacinação segue ao longo do mês nas unidades de saúde, com vacinação de rotina para proteção contínua e acompanhamento das cadernetas vacinais. Todas as vacinas do calendário nacional estão disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

Outubro Rosa
As USFs nos quatro distritos de Maricá também receberam o Dia D de mobilização do Outubro Rosa, ação da Semana Rosa reforçando o compromisso da cidade com a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, além de incentivar o cuidado integral com a saúde da mulher.

Ao longo do dia, as unidades registraram participação do público feminino. As mulheres puderam realizar exames preventivos do colo de útero por livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio. A mobilização contou ainda com salas de espera temáticas, rodas de conversa sobre autocuidado e saúde feminina, além de atividades educativas voltadas à conscientização e bem-estar.

A subsecretária de Promoção e Atenção Primária, Regina Ferreira, garantiu que as atividades uniram acolhimento e cuidado.

“A realização simultânea do Dia D de Multivacinação e dos exames preventivos do Outubro Rosa foi muito positiva. Conseguimos ampliar o alcance das ações, acolher mais pessoas e fortalecer a cultura do cuidado contínuo. Essa integração mostra como a Atenção Primária tem papel essencial na promoção da saúde e na prevenção de doenças”, salientou.

A dona de casa Sandra Yuri contou que descuidou dos exames preventivos por um ano e, ao fazer novo check-up para colocar um implante contraceptivo subdérmico, descobriu um câncer de colo de útero. Acompanhada pelas equipes da USF São José II, em São José do Imbassaí, a paciente incentiva que outras mulheres adotem cuidados preventivos de saúde.

“Descobri o câncer por acaso, quando fiz um preventivo. Eu sempre fiz meus exames, mas falhei um ano. Nesse intervalo, recebi o diagnóstico. As equipes da USF me encaminharam rapidamente para o tratamento. Sempre tive o acolhimento dos médicos, enfermeiros, psicólogos… Sempre tive apoio e atenção”, conta Sandra.

O exame preventivo é recomendado para mulheres entre 25 e 54 anos, enquanto a mamografia segue indicada prioritariamente para o público de 50 a 69 anos no município. Exames complementares, como ultrassonografias transvaginal e mamária, são realizados apenas mediante avaliação clínica.

As ações do Outubro Rosa continuam ao longo de todo o mês com programação especial nas unidades de saúde, reforçando a importância do cuidado contínuo e da prevenção.

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir