A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, realizou nesta quarta-feira (26/11) a segunda edição do Varal Solidário, no Centro. A ação tem o objetivo de oferecer peças de vestuário a custo zero, incentivar o consumo consciente e fortalecer a rede de apoio social voltada às mulheres do município. Assim como na primeira edição, a atividade permitiu que cada participante escolhesse de três a cinco peças, de acordo com suas necessidades.
A secretária de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, Ingrid Caldas, destacou o caráter social da iniciativa e a importância de ações que fortalecem a autonomia feminina.
“A segunda edição do nosso Varal Solidário reforça o cuidado, o acolhimento e a responsabilidade social que temos com as mulheres e famílias da nossa cidade. Esse varal não é apenas sobre roupas: é sobre dignidade, sobre garantir que cada pessoa tenha acesso ao básico com respeito e carinho. É a força da solidariedade transformando realidades”, afirmou.
Entre as participantes estava Marilene Ipanema, de 63 anos, aposentada, moradora do Manu Manuela, que aprovou o projeto e ressaltou a importância de iniciativas acessíveis.
“Eu achei maravilhoso. Dá condições para escolhermos alguma coisa que gostamos sem precisar pagar. Porque está difícil, né? Eu trabalho com bazar, gosto de olhar peças e, quando vi o varal, resolvi entrar. Quando me disseram que não precisava pagar nada, achei melhor ainda. Estão de parabéns”, contou.
A irmã de Marilene, Maurício Ipanema, 72 anos, também participou e destacou que pretende voltar nas próximas edições.
“Amei. Já escolhi minhas peças e quero voltar sempre. É uma ajuda muito grande”, disse.
Para a manicure Joana Silva, de 33 anos, que soube da ação pelas redes sociais da Prefeitura, o varal representa uma oportunidade de acesso e acolhimento.
“Vi o anúncio nas redes sociais e vim conferir. Gostei muito da proposta e da organização. É bom saber que a gente tem um espaço assim, que acolhe e entende nossas necessidades”, afirmou.
A proposta da secretaria é ampliar o alcance da ação e estimular a participação da população na doação de roupas em bom estado para as próximas edições. As entregas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na sede da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres ou na Casa da Mulher, ambas no Centro.
