Maricá realizará evento para celebrar o Dia Mundial de Doação de Leite Humano

Ação será no Centro Materno Infantil e contará com aplicação da vacina BCG, triagem neonatal e palestras sobre aleitamento materno

sábado, 17 maio 2025

Foto: Bernardo Gomes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá na segunda-feira (19/05), a partir das 9h, uma série de atividades para marcar o Dia Mundial de Doação de Leite Humano no Centro Materno Infantil, localizado na Rua Clímaco Pereira, nº 375, na região central da cidade. O momento de mobilização incluirá a aplicação da vacina BCG (contra a tuberculose) e a triagem neonatal nos recém-nascidos, além de diálogos sobre questões ligadas à importância do aleitamento materno e seus benefícios para o desenvolvimento infantil.

Após a abertura da iniciativa, será realizada uma palestra às 9h30 com o tema “Importância do aleitamento materno no desenvolvimento da criança”, ministrada pela nutricionista Jaqueline Gomes. Em seguida, os diálogos serão sobre a temática “Importância da doação de leite para bebês prematuros”, conduzidos pela pediatra Claudia Paiva Gonçalves.

Às 10h40, os profissionais da unidade promoverão uma dinâmica sobre mitos e verdades ligados à doação de leite materno. A programação será encerrada às 11h com a palestra “Como funciona a doação de leite humano em Maricá”, que contará com falas da enfermeira Karina Oliveira, responsável técnica pela Sala de Coleta de Leite Materno e Apoio à Amamentação do município.

Em outra frente, entre 19 e 23/05, as Unidades de Saúde da Família (USF) dos quatro distritos da cidade realizarão atividades de incentivo ao aleitamento materno e à doação de leite, direcionadas aos usuários cadastrados. O secretário de Saúde, Marcelo Velho, destacou o impacto da mobilização para fortalecer a amamentação no município.

“O Dia Mundial de Doação de Leite Humano é um momento essencial para destacar a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento infantil, através de rodas de conversas e serviços de saúde. Através dessa abordagem, aproximamos a rede municipal das mães e bebês, apresentando as ações que promovemos para fortalecer o bem-estar desse público”, afirmou.

Impacto dos cuidados com recém-nascidos

A vacina BCG, que protege contra quadros graves da tuberculose, é fundamental para promover a saúde das crianças e é aplicada em polos específicos do município em recém-nascidos. A vacinação ocorre às segundas-feiras, das 8h às 11h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Elenir Umbelino de Mello (Flamengo); às quartas-feiras no Núcleo Municipal de Imunização (São José do Imbassaí); e às quintas-feiras na USF Inoã 2. Vale destacar que, por conta da ação no Centro Materno Infantil, a vacina BCG não será aplicada na USF Elenir Umbelino no dia 19/05.

Além disso, a triagem neonatal, que abrange o teste do pezinho, é feita nos recém-nascidos nas USF com o objetivo de detectar precocemente doenças genéticas, metabólicas, enzimáticas e infecciosas, que podem causar sérios danos à saúde do bebê se não forem tratadas rapidamente e, muitas vezes, são silenciosas.

Para isso, é colhida uma pequena amostra de sangue do calcanhar do bebê, que é enviada para análise em laboratório. Com isso, podem ser identificadas diversas enfermidades, como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e outras hemoglobinopatias.

Sala de apoio à amamentação

Para fortalecer o suporte ao desenvolvimento infantil, o município possui uma sala de coleta de leite humano e apoio à amamentação no Centro Materno Infantil. O material coletado é direcionado ao Banco de Leite do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), em Niterói, ao qual o serviço é vinculado. O leite arrecadado contribui para o bem-estar de bebês internados em UTIs neonatais, especialmente os prematuros e recém-nascidos de baixo peso, que dependem desse alimento para sobreviver e se desenvolver de forma saudável.

A coleta é feita através de agendamento prévio por mensagens no WhatsApp (21) 2637-3395. Vale destacar que o espaço também oferece diversas orientações às mães que possuem dificuldades relacionadas à amamentação, como problemas na “pega” do bebê ou produção insuficiente de leite.

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir