Maricá reduz a fila de espera por mamografias com ampliação na oferta de exames

Por mês, 1.200 exames diagnósticos das mamas são disponibilizados na cidade, além da oferta periódica no Caminhão da Saúde

quarta-feira, 25 junho 2025

Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, reduziu a fila de espera por mamografias na cidade. Em janeiro, 2 mil mulheres aguardavam pelo exame de diagnóstico precoce do câncer de mama e, progressivamente, todas realizaram o procedimento, resultado da ampliação na oferta do serviço.

Atualmente, cerca de 1.200 mamografias são disponibilizadas mensalmente à população nas unidades conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) do município e no mamógrafo, que atualmente funciona no Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT). Todos os agendamentos são feitos após atendimento e encaminhamento da Unidade de Saúde da Família (USF) de referência ou de outros serviços da rede, com posterior marcação pela Central de Regulação, priorizando os casos mais graves e urgentes, como determina o SUS.

Em outra frente, o número de mamografias disponibilizadas em Maricá também foi fortalecido com o Caminhão da Saúde, ação itinerante que foi lançada neste ano e atua em um bairro da cidade por mês. Entre março e maio, foram disponibilizadas 480 mamografias no Caminhão. A iniciativa conta com um diferencial: não é necessário agendamento prévio; basta comparecer ao local com pedido médico do SUS emitido pelos serviços municipais, cartão do SUS e documento de identidade contendo o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O secretário de Saúde de Maricá, Marcelo Velho, celebrou os avanços na oferta de mamografias e garantiu que isso é resultado da dedicação da gestão com o bem-estar das mulheres.

“Ampliar o acesso à mamografia em Maricá é um compromisso com a vida das mulheres. A redução significativa da fila de espera representa mais do que números: é mais tranquilidade, diagnóstico precoce e cuidado no tempo certo. Seguimos trabalhando para garantir que todas tenham acesso a um atendimento humanizado e eficiente”, afirmou.

Fluxo de atendimento

A porta de entrada para todos os atendimentos na rede municipal são as Unidades de Saúde da Família (USF), presentes nos quatro distritos da cidade. Cada morador deve procurar a USF de referência, responsável por atender a região onde reside, onde será acolhido, atendido e avaliado, podendo ser encaminhado para serviços especializados, com agendamento pela Central de Regulação do município.

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir