Maricá reúne 100 doadores de sangue em ação solidária no Banco Mumbuca

Iniciativa marca a Semana Nacional do Doador de Sangue e reforça a importância de salvar vidas

sábado, 29 novembro 2025

Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu neste sábado (29/11), uma campanha de doação de sangue no auditório do Banco Mumbuca, no Centro. A ação, realizada em parceria com o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), disponibilizou 100 cadastros para atendimento por ordem de chegada e marcou a Semana Nacional do Doador de Sangue no município.

A iniciativa reforça a importância deste gesto solidário para salvar vidas e estimula o aumento do número de doadores na cidade. Para participar, os voluntários apresentaram documento de identificação com foto e atenderam aos critérios obrigatórios: ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 com autorização e documento do responsável), estar em bom estado de saúde, pesar mais de 50 kg, estar alimentado e não estar grávida ou amamentando.

“A ação realizada neste sábado é uma demonstração de solidariedade da nossa população. Reunir 100 doadores é resultado do compromisso de Maricá com a vida e com a saúde pública. Essa parceria com o Hemorio fortalece esse gesto que salva vidas e garante que mais pessoas tenham acesso a tratamentos essenciais. Seguiremos ampliando e estimulando ações como esta, porque cada doação representa esperança para quem mais precisa”, afirmou o secretário de Saúde, Marcelo Velho.

O subsecretário de Atenção Especializada, dr. André Nahoum, ressaltou o impacto da iniciativa.

“A doação de sangue é um ato simples, mas de enorme impacto na vida de pacientes que dependem desse suporte para tratamentos, cirurgias e emergências.
Ver a adesão da população à ação durante Semana Nacional do Doador reforça que estamos no caminho certo ao incentivar a participação de novos voluntários”, acrescentou.

Para realizar o gesto solidário, os participantes precisaram evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores, não consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecederam o procedimento, respeitar os intervalos mínimos entre doações (dois meses para homens, com até quatro doações anuais, e três meses para mulheres, com limite de três ao ano) e comparecer bem alimentados. Todo o material utilizado é descartável, eliminando qualquer risco de contaminação.

A médica responsável pela ação, Magda Salles, destacou a relevância da mobilização. “É fundamental que as pessoas se mobilizem e salvem vidas. Doar sangue é um gesto lindo que ajuda muitas pessoas. Agradeço muito à Prefeitura de Maricá por oportunizar esta ação para os moradores”, disse.

Doadora de longa data, Cynthia de Oliveira também reforçou o valor da iniciativa. “Participo há mais de 30 anos de doações de sangue. É um gesto incrível que podemos fazer pelo próximo. Não dói, não incomoda e transforma vidas. Doem sangue e salvem vidas”, afirmou a moradora do Centro.

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir