Maricá salta para a 3ª colocação no ranking estadual de potencial da economia criativa das cidades

Município está acima da média nacional no Índice de Desenvolvimento Potencial da Economia Criativa, criado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

quinta-feira, 16 outubro 2025

Gravação de filme em Maricá. Foto: Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá recebeu exemplares do Relatório do Índice de Desenvolvimento Potencial da Economia Criativa (IDPEC), criado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) para medir o potencial das economias criativas nos territórios brasileiros. Segundo o estudo, Maricá alcançou 0,60 no índice, ocupando a 3ª colocação no estado do Rio de Janeiro, atrás apenas de Niterói (0,71) e da capital, Rio de Janeiro (0,64).

Realizado pela segunda vez, o levantamento evidencia o fortalecimento educacional, institucional e cultural de Maricá, consolidando o perfil do município como um território de inovação e criatividade. Com desempenho superior à média estadual (0,52) e à média nacional (0,56), Maricá apresentou crescimento expressivo desde a primeira edição da pesquisa, que utilizou dados de 2019 e colocava o município na 60ª posição.

“O resultado desta pesquisa reflete um trabalho sério que a equipe do governo vem realizando, em especial nosso planejamento cultural, que vem sendo implementado numa via de fomento e de investimentos nos nossos equipamentos culturais. Pensar a cidade através da economia criativa é o caminho mais rápido para o desenvolvimento. Queremos ser o primeiro lugar no estado em breve”, afirmou o secretário de Cultura e das Utopias de Maricá, Sady Bianchin.

Entenda o desempenho
De acordo com a pesquisa, o resultado mostra os pontos fortes da cidade: aumento no gasto público com cultura fomentando um bom ambiente cultural e de empreendedorismo criativo; o investimento em educação com bolsas de estudo ampliando o acesso ao ensino superior e técnico; investimentos em infraestrutura de conectividade, iluminação pública e segurança pública; e, por fim, um bom índice de governança municipal que coloca Maricá acima da média estadual nos quesitos de transparência, gestão e capacidade fiscal.

Comparações
Maricá, com índice 0,60, fica à frente de cidades de porte e estrutura semelhantes, como Campos dos Goytacazes (0,54), Volta Redonda (0,55) e Nova Friburgo (0,56) e de cidades como São Gonçalo (0,58), Itaboraí (0,46) e Duque de Caxias (0,50). A cidade tem índice melhor que o encontrado em algumas capitais como Maceió (0,57), Belém (0,55) e São Luís (0,53). A média do estado do Rio ficou em 0,52; e a nacional, 0,56.

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir