Maricá: Universidade do Carnaval entrega certificados para os primeiros profissionais capacitados

Estudantes de 13 turmas concluíram cursos e fizeram uma exposição dos trabalhos na Casa de Cultura. Representantes do Ministério da Cultura visitam cidade para conhecer a instituição

sexta-feira, 19 dezembro 2025

Entrega de certificados da Universidade do Carnaval. Foto: Wilson Mendes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, entregou certificados de conclusão de curso das 13 primeiras turmas formadas pela Universidade do Carnaval de Maricá. Milton Cunha, reitor da instituição, fez a entrega aos alunos e, depois, levou os convidados até o segundo andar da Casa de Cultura, no Centro, onde os trabalhos dos estudantes foram expostos.

“Esse foi o ano da implantação da Universidade do Carnaval e concluímos com sucesso 13 turmas em ofícios muito requisitados como costura nobre, ateliê de luxo e beneficiamento têxtil. Essas pessoas estão prontas para trabalhar criando cenários para festas, procissões religiosas, festas juninas e, claro, carnaval. Os nossos alunos, inclusive, atuaram na confecção das fantasias da Parada Iluminada de Natal e vão trabalhar muito no carnaval”, explicou Milton Cunha.

Ainda segundo ele, em 2026 a Universidade do Carnaval vai oferecer cursos em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF), o que vai possibilitar a diplomação técnica. Ao longo do ano de 2026, os cursos de graduação serão estruturados para lançamento em 2027.

Para o secretário de Cultura e das Utopias, Sady Bianchin, a entrega dos primeiros certificados marca o primeiro ciclo não apenas dos alunos, mas da Universidade do Carnaval como um todo.

“Essa exposição e a entrega dos certificados é o resultado palpável da construção da Universidade do Carnaval, do investimento na capacitação profissional dos trabalhadores da nossa indústria criativa. Não são apenas certificados de oficinas de costura de luxo ou confecção de cabeças. Isso mostra o resultado do nosso investimento nas pessoas”, afirmou.

Visita do Governo Federal

Uma comissão do Ministério da Cultura visitou a exposição e a Universidade do Carnaval. O objetivo foi entender o funcionamento da instituição, pioneira no país, para colaborar e até replicar a experiência em outras partes do Brasil.

“É um belíssimo trabalho que é feito pela Universidade do Carnaval. Temos acompanhado o que está acontecendo aqui desde a posse dos reitores e agora com a exposição que é a coroação de um trabalho sério de qualificação dos trabalhadores do carnaval, dos trabalhadores que movem a nossa economia criativa. É exemplar o que acontece aqui”, avaliou Yuri Soares, chefe de gabinete da Secretaria Executiva do Ministério da Cultura.

A experiência de Maricá é inspiração para outros municípios do país, segundo o ministério.

“Ver a cidade de Maricá investindo na capacitação é muito interessante e podemos, além de incentivar, também replicar essa iniciativa em outras frentes. Podemos até oferecer cursos, em plataforma, a partir de uma parceria com a Universidade do Carnaval de Maricá”, comentou Fabrício Antenor, gerente de Projetos e coordenador do Grupo de Trabalho de Carnaval do Ministério da Cultura.

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir