Músicos locais vão se apresentar em projetos desenvolvidos pela Secretaria de Cultura e das Utopias

Decisão foi anunciada durante reunião com 44 artistas de diferentes gêneros musicais no Cine Henfil

quarta-feira, 7 maio 2025

Foto: Bernardo Gomes

A Prefeitura de Maricá vai incluir os artistas locais em projetos realizados pela Secretaria de Cultura e das Utopias num sistema de rodízio para que todos possam divulgar seus trabalhos pela cidade. A decisão foi tomada pelo secretário Sady Bianchin em reunião na terça-feira (06/05) com 44 músicos de diversos gêneros (rock, samba, sertanejo, MPB e funk). Os artistas foram catalogados pela secretaria por segmentos e irão fazer parte da grade de programação musical dos eventos.

O encontro no Cine Henfil, no Centro, também teve a participação da sociedade civil organizada, com o Setorial dos Músicos e o Fórum de Cultura. A inclusão dos artistas nos projetos e eventos da cidade, orientação sobre como apresentar os documentos exigidos pelos órgãos contratantes e a participação de artistas LGBTQINA+ em espaços de música – não somente nos eventos da comunidade – foram as principais demandas apresentadas na reunião.

Sady Bianchin, secretário de Cultura e das Utopias, vai incluir os artistas locais em projetos municipais, com prioridade aos músicos que participaram da reunião na terça-feira. A ideia é criar festivais nas quatro estações do ano, divididas por segmentos: rock e blues, samba e pagode, música sertaneja, forró, funk, entre outros.

“Vamos incluir nossos cantores em projetos como o Som da Terra e Som de Ponta. Catalogamos todos os presentes nessa reunião por segmentos e vamos promover um rodizio, com prioridade a quem se deslocou e veio hoje aqui”, afirmou Sady. “Também iremos incorporar os projetos, que serão criados pelos artistas, a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e ao Programa Municipal de Arte e Cultura (Proac)”, completou o secretário.

Com um repertório de rock nacional, o cantor José Ricardo Araújo dos Santos, conhecido como Ricardo Pop, de 51 anos, participou da reunião com o objetivo de voltar a se apresentar nos projetos da Cultura.

“Estou vendo que os projetos estão renascendo. Já trabalhei com o Sady em outras gestões e acredito que esse novo ciclo melhore cada vez mais. Ele (secretário) sempre nos apoiou e abriu espaço para os cantores da cidade. Essa é a expectativa agora por mais trabalhos no município”, disse.

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir