A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para Terceira Idade, realizou nesta quinta-feira (27/11) uma palestra sobre saúde do homem, na Casa da Terceira Idade de Santa Paula. A atividade integra a programação do Novembro Azul no município e reforça a importância da prevenção do câncer de próstata e do acompanhamento médico a partir dos 45 anos.
A programação contou com uma encenação lúdica, conduzida pelas alunas Maria Luiza e Jussara, pela coordenadora da Casa, Carmem Helena, e pelo neuropsicólogo Luiz Otávio, que também ministrou a palestra. A apresentação abordou, de forma descontraída, tabus e dificuldades comuns relacionadas à saúde masculina e à prevenção, com o objetivo de tornar o tema mais leve e acessível.
“A ideia era fazer o evento do Novembro Azul de maneira lúdica, para que através das brincadeiras conseguíssemos quebrar o tabu e promover informações de qualidade, reforçando a necessidade de cuidar da saúde e de realizar o exame de próstata”, destacou a coordenadora da Casa da Terceira Idade de Santa Paula, Carmem Helena.
Após a apresentação teatral, o neuropsicólogo Luiz Otávio conduziu a palestra sobre a importância do cuidado com a saúde geniturinária e os sinais de alerta, utilizando materiais do Ministério da Saúde que ilustram a anatomia masculina e destacam as áreas suscetíveis ao câncer, como a próstata, o aparelho reprodutor e a mama masculina.
Durante o encontro, também foram reforçadas orientações aos homens, a partir dos 45 anos, sobre a importância de manter uma rotina regular de consultas médicas, higiene genital adequada e a prática do autoexame corporal, medidas fundamentais para a prevenção e para o diagnóstico precoce da doença.



