Foto – Thamyris Mello
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e em parceria com outras pastas municipais, realiza neste sábado (06/12) uma série de atividades, rodas de conversa e ações de formação voltadas para a promoção do respeito, da diversidade e da defesa da vida, em comemoração à Semana de Direitos Humanos. A programação aborda temas como direitos das mulheres, da população LGBTQIAPN+, questões étnico-raciais, imigração e envelhecimento com dignidade.
De acordo com Carlos Alves, coordenador institucional LGBTQIAPN+ da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, o evento reforça o compromisso do município com a proteção das populações vulnerabilizadas.
“A Semana de Direitos Humanos é fundamental neste momento em que ainda enfrentamos diversas violações. Maricá dá um exemplo ao mobilizar sociedade civil e governo na defesa da vida e do respeito às pessoas, independentemente de sua origem”, destacou.
Para Manuel Gándara, coordenador do Instituto Joaquín Herrera Flores e integrante do Programa Marielle Franco, a semana fortalece o acesso ao conhecimento sobre direitos e políticas públicas.
“É uma oportunidade de formação, de conhecer nossos direitos e compreender as lutas sociais que os sustentam. É importante que a população aproveite esse momento para se aproximar desse conhecimento”, afirmou.
A Semana de Direitos Humanos integra o calendário de ações estratégicas do município e antecede a 11ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+, que será realizada neste domingo (7/12), na Barra de Maricá, e traz como tema “Envelhecer com orgulho”, celebrando a trajetória e a resistência da população idosa LGBTQIAPN+.





