Prefeitura de Maricá conscientiza motoristas e pedestres com projeto Mobilidade com Respeito

Dia D de mobilização aborda questões de trânsito como cidadania, acessibilidade e inclusão

quarta-feira, 28 janeiro 2026

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão, em parceria com a Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária, realizou na manhã desta quarta-feira (28/01), na Praça Orlando de Barros Pimentel, uma ação de mobilização com o projeto Mobilidade com Respeito. A iniciativa tem como objetivo promover a acessibilidade, o respeito e a cidadania no trânsito.

O Dia D da mobilização, que teve início às 9h, proporcionou aos condutores e a população ações educativas e orientativas, focando no respeito as vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência. Além disso, também foram entregues panfletos de cunho educativo.

A Secretária da Pessoa com Deficiência e Inclusão, Tatiana Castor, falou sobre a importância do projeto e da parceria com a Secretaria de Trânsito. “O Mobilidade com Respeito une esforços para promover mais consciência, empatia e inclusão no dia a dia da cidade. É sobre garantir o direito de ir e vir com segurança, respeito e dignidade para todos, construindo juntos uma mobilidade mais humana”, disse.

O Secretário de Trânsito, Márcio da Silva, falou sobre trazer iniciativas como essa para facilitar a população e comentou sobre a carteira exclusiva de estacionamento. “A pessoa que tem deficiência e os idosos devem, sim, fazer a sua carteira exclusiva de estacionamento. O trânsito é um direito de todos. Todos têm o seu espaço no trânsito, desde que um respeite o espaço do outro”, afirmou.

A subsecretária da Pessoa com Deficiência e Inclusão, Juliana Santos, disse sobre o sentimento de estar promovendo esta ação e sobre a realização em outros bairros da cidade. “Hoje estamos muito felizes com esse primeiro passo da ação. Abordamos pessoas e levamos informação sobre o direito das vagas reservadas para a pessoa com deficiência. Está sendo um momento muito importante para podermos cada vez mais levar Maricá ao espaço da inclusão. Em breve levaremos esse projeto para outros bairros”, completou.

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir