A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão, em parceria com a Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária, realizou na manhã desta quarta-feira (28/01), na Praça Orlando de Barros Pimentel, uma ação de mobilização com o projeto Mobilidade com Respeito. A iniciativa tem como objetivo promover a acessibilidade, o respeito e a cidadania no trânsito.
O Dia D da mobilização, que teve início às 9h, proporcionou aos condutores e a população ações educativas e orientativas, focando no respeito as vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência. Além disso, também foram entregues panfletos de cunho educativo.
A Secretária da Pessoa com Deficiência e Inclusão, Tatiana Castor, falou sobre a importância do projeto e da parceria com a Secretaria de Trânsito. “O Mobilidade com Respeito une esforços para promover mais consciência, empatia e inclusão no dia a dia da cidade. É sobre garantir o direito de ir e vir com segurança, respeito e dignidade para todos, construindo juntos uma mobilidade mais humana”, disse.
O Secretário de Trânsito, Márcio da Silva, falou sobre trazer iniciativas como essa para facilitar a população e comentou sobre a carteira exclusiva de estacionamento. “A pessoa que tem deficiência e os idosos devem, sim, fazer a sua carteira exclusiva de estacionamento. O trânsito é um direito de todos. Todos têm o seu espaço no trânsito, desde que um respeite o espaço do outro”, afirmou.
A subsecretária da Pessoa com Deficiência e Inclusão, Juliana Santos, disse sobre o sentimento de estar promovendo esta ação e sobre a realização em outros bairros da cidade. “Hoje estamos muito felizes com esse primeiro passo da ação. Abordamos pessoas e levamos informação sobre o direito das vagas reservadas para a pessoa com deficiência. Está sendo um momento muito importante para podermos cada vez mais levar Maricá ao espaço da inclusão. Em breve levaremos esse projeto para outros bairros”, completou.



