Prefeitura de Maricá debate melhorias com comerciantes de Ponta Negra

Objetivo é entender as necessidades para ampliar ações estratégicas no bairro para fortalecimento da economia local

quinta-feira, 5 junho 2025

Fotos de Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, reuniu na quarta-feira (04/06) mais de 30 comerciantes de Ponta Negra para entender as necessidades do bairro. Essa é uma ação estratégica da gestão de ouvir a população para planejar iniciativas de fortalecimento da economia local.

O encontro também reuniu representantes das secretarias de Energias Renováveis e Iluminação Pública, Trânsito, Economia Solidária e Empreendedorismo Social, Segurança Cidadã, Cultura e das Utopias, Transporte (Postura) e Promoção de Eventos, além das autarquias Serviços de Obras de Maricá (Somar) e Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar).

Em um bate papo aberto realizado num bar próximo ao canal de Ponta Negra, os comerciantes e moradores destacaram as melhorias que precisam ser feitas na região. Entre as solicitações estão: instalação de banheiros públicos, realização de eventos grandes no bairro e ampliação de pontos de iluminação e trocas de lâmpadas queimadas.

José Alexandre de Almeida, titular da pasta de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, fez uma avaliação desse primeiro encontro com os comerciantes do bairro.

“Objetivo foi reunir diversos setores da prefeitura para escutar as necessidades dos moradores e comerciantes do bairro. Além de demandas para o turismo, também são citadas questões de iluminação, mobilidade, limpeza, segurança pública. Tivemos um debate em alto nível com os comerciantes daqui, onde a gente entendeu as demandas deles e apresentamos as soluções que estão em curso no governo do prefeito Quaquá”, avaliou José Alexandre.

Entre as medidas apresentadas na reunião, o secretário citou o Festival de Inverno em parceria com o Sesc com shows de grandes artistas, a abertura de um polo de capacitação da Secretaria de Turismo, sinalização turística do bairro e a regularização de uma central de passeios em Ponta Negra com guias credenciados.

A secretária de Energias Renováveis e Iluminação Pública, Verônica Costa, citou o projeto Ilumina Já que circula nos bairros instalando pontos de luz e trocando lâmpadas. “Essa ação acontece nesta quarta-feira até a madrugada de quinta-feira aqui no bairro. A população pode nos ajudar indicando locais sem iluminação que iremos atender. Temos uma equipe que registra essas solicitações por e-mail e telefone”, afirmou Verônica. Os canais de atendimento estão disponíveis pelos números de telefone (21) 97007-5655 (WhatsApp), 96461-3146 e 96461-3144 ou pelo aplicativo @iluminacaomarica, que pode ser baixado nas plataformas Android e IOS.

Matheus Gaúcho, titular da pasta de Economia Solidária e Empreendedorismo, disse que está em estudo a implantação de uma Feira de Economia Solidária em Ponta Negra. A iniciativa é uma oportunidade para moradores do bairro venderem produtos de artesanato e gastronomia.

A comerciante Silvana Soares, de 43 anos, aproveitou a oportunidade para posicionar as ações necessárias para o bairro que possam atrair visitantes e fortalecer o comércio do bairro. Dentre as solicitações, destaques para a construção de um deck na lagoa, atividades culturais e de entretenimento, van gratuita para levar os moradores e visitantes em pontos turísticos como Farol e a Praia da Sacristia, banheiro público na orla, criação de coleta seletiva e atividades esportivas na praia.

“Também sugeri a criação de um prêmio para homenagear os comerciantes antigos que nasceram em Ponta Negra e trabalham aqui até hoje. Seria uma forma de reconhecimento dessas pessoas que ajudam na economia da cidade. Isso também poderia ser feito em toda cidade”, afirmou Silvana.

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir