Prefeitura de Maricá forma 150 crianças em projeto sobre consumo consciente e educação financeira

Procon Mirim tem como objetivo orientar alunos da rede municipal de ensino de forma lúdica e educativa

sexta-feira, 3 outubro 2025

Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor, realizou nesta sexta-feira (03/10) a formatura de cerca de 150 alunos, das turmas de Pré I e Pré II, do projeto “Procon Mirim”, no Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Dó Ré Mi Haroldo Sant’anna Santini, no Parque Eldorado. A iniciativa, que já existe há dois anos e soma mais de 9 mil alunos formados em toda a rede municipal, tem como objetivo educar consumidores conscientes desde a infância, de forma lúdica e educativa.

A coordenadora pedagógica da Secretaria de Defesa do Consumidor e responsável pelo “Procon Mirim”, Bárbara Villas Boas, destacou que a iniciativa vai além da sala de aula. “O nosso objetivo é que eles cresçam conscientes dos seus consumos e levem isso para suas casas, adotando medidas que ajudem a economizar e a ter uma vida mais sustentável”, afirmou.

Durante as aulas, as crianças participaram de oficinas e receberam cartilhas educativas sobre temas como economia, direitos do consumidor, sustentabilidade e consumo responsável. Ao final, receberam o diploma de “Consumidor do Futuro”, em uma cerimônia acompanhada por familiares e professores.

A diretora geral do CEIM Dó Ré Mi, Ana Beatriz Monteiro, ressaltou o impacto da atividade na vida dos alunos. “Essa formação é muito importante para o futuro dos nossos estudantes, para que evitem desperdícios, sejam conscientes nos gastos e tenham a chance que nós não tivemos: pensar no futuro”, disse.

Já para as famílias o momento também foi de orgulho. A mãe da pequena Thaila, Marcelle, comemorou a formatura. “Eu fico orgulhosa por mais essa conquista da minha filha e muito feliz com a educação que o município proporciona para ela”, contou.

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir