A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, deu início nesta quinta-feira (04/12) à Semana dos Direitos Humanos 2025. A abertura oficial foi marcada pela inauguração do Centro Municipal de Apoio aos Imigrantes e Refugiados (CMAIR), localizado no Centro, que passa a oferecer acolhimento, informação e serviços fundamentais para quem chega de outros países em busca de proteção e novas oportunidades.
O novo equipamento tem como objetivo garantir orientação sobre moradia, documentação, saúde e acesso às políticas públicas municipais, oferecendo atendimentos, inscrições em programas sociais, atividades culturais e ações de cidadania. O funcionamento é fruto de uma parceria com a Secretaria de Relações Internacionais.
“O lançamento deste centro municipal traz dignidade para uma população que muitas vezes está invisível. Aqui, elas encontrarão apoio, auxílio para regularização de documentos e outros serviços fundamentais”, afirmou o secretário de Direitos Humanos, João Carlos de Lima, o Birigu.
A cerimônia reuniu imigrantes e refugiados de diversas nacionalidades e contou com apresentação dos alunos de capoeira do Programa Cultura de Direitos.
O secretário de Relações Internacionais, Jorge Castor, destacou o impacto social da iniciativa. “A partir de hoje, os imigrantes e refugiados da nossa cidade terão um espaço de apoio e convivência. É um grande passo na vida dessa população”, disse.
Coordenador do CMAIR, Garry Ulysse reforçou que o espaço está aberto a todos. “Se você precisa de ajuda, documentos ou qualquer outro serviço, nos procure. Aqui você será atendido por um imigrante e receberá toda a assistência possível”, declarou emocionado.
Para a refugiada chilena Bárbara Urratia, o centro representa uma conquista coletiva. “É um espaço que nós precisávamos para garantir dignidade e cidadania. Aqui vamos poder regularizar documentos, receber acolhimento e cuidado. Uma grande ação da Prefeitura para nós”, afirmou.
O CMAIR funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Alcebíades Alves de Matos, nº 229, Centro.
Sobre a Semana dos Direitos Humanos
A programação segue até o dia 10 de dezembro, com atividades em vários pontos da cidade, reunindo autoridades, lideranças sociais, representantes indígenas e movimentos populares. As ações integram as comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado mundialmente em 10 de dezembro.
Programação completa
5 de dezembro (sexta-feira)
18h às 21h – Conferência Magna “Lutas e Catástrofes Humanitárias” com Washington Quaquá (prefeito de Maricá), Celso Pansera (presidente da Codemar), Birigu (secretário de Direitos Humanos), Anazir Maria de Oliveira (fundadora da CUT), Carol Proner (jurista e professora da UFRJ), Andre Nicolitt (juiz de Direito e professor da UFF), Edson Santos (sociólogo e ex-ministro da Igualdade Racial), Andressa Santos (secretária de Juventude e Participação Popular) e Manuel Gándara (diretor do Instituto Joaquín Herrera Flores).
Local: Cine Henfil – Rua Alferes Gomes, 390, Centro
6 de dezembro (sábado)
9h às 17h – Feira Integrada de Direitos Humanos com atividades culturais e formativas
Local: Mercado do Produtor – Av. Roberto Silveira,399, Centro (ao lado da rodoviária)
9h – Abertura com roda de capoeira (Programa Cultura de Direitos)
10h – Roda de conversa com Henrique Rabello e convidados
10h30 – Coral da 3ª idade – Secretaria de Políticas da 3ª. Idade
11h – Exposição + Palestra: Museu da Escravidão
12h às 13h – Intervalo musical
13h – Apresentação do Percanto (Percussão e Canto) dos alunos do Programa Cultura de Direitos
14h – Coral indígena / Aldeia Céu Azul
15h – Sarau Cultural / Raraw (Banda do Haiti)
16h – Gabriel Kirton e Banda
8 de dezembro (segunda-feira)
Das 9h às 11h – Roda de conversa Cultura de Direitos – Polo Bambui – Abordagem: Direitos Digitais e Cidadania na Era da Tecnologia. Tema: “Cidadania digital: ética, segurança e direitos humanos no mundo conectado”
Local: Jardim Balneário: Rua 86 (antiga Rua 5), Quadra 191, Lote 07, nº 493
9 de dezembro (terça-feira)
9h – Aldeia Céu Azul (Tekoa Ara Hovy), Espraiado – Vivência cultural na aldeia
Das 14h às 16h – Roda de conversa Cultura de Direitos – Polo Itaipuaçu – Abordagem: Representatividade, Arte e Resistência. Tema: “O papel do artista na promoção dos Direitos Humanos” (Rua Raimundo Monteiro, número 203, Recanto)
Das 17h às 20h – Mesa “Religião e Democracia: um debate necessário” – na Sede do Programa Marielle Franco (Rua Prefeito Hilário da Costa e Silva, 248, Eldorado)
10 de dezembro (quarta-feira)
Das 9h às 11h – Roda de conversa Cultura de Direitos – Polo Pedreiras – Abordagem: Inclusão, Diversidade e Convivência Social. Tema: “Construindo espaços seguros e inclusivos: respeito às diferenças e convivência cidadã” (Rua Alcides José Rodrigues, número 102 antiga Rua dos Quintanilhas, Camburi, Centro)
17h – Exposição de fotográfica “Lona Preta” e Roda de Conversa com MST – com Francisco Proner e representantes do MST. Sede do Programa Marielle Franco (Rua Prefeito Hilário da Costa e Silva, 248, Eldorado)






