A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, realizou na manhã desta quinta-feira (29/01), nas Casas da Terceira Idade de Inoã e Santa Paula, palestras sobre o Janeiro Branco, mês de conscientização sobre a saúde mental e emocional. A ação reuniu idosos e promoveu o autoconhecimento e a busca por um equilíbrio físico e mental.
“O Janeiro Branco é um mês que conscientiza sobre saúde mental e emocional. Trabalhamos com a terceira idade em todas as casas, recebendo solicitações de ajuda diariamente. Por isso, é fundamental caminhar juntos: pedir apoio, conversar, sorrir e se cuidar para enfrentar os desafios do dia a dia”, disse o secretário de Políticas para a Terceira Idade, Amarildo Ribeiro, destacando a importância das ações da Prefeitura voltadas ao bem-estar dos idosos.
Na Casa da Terceira Idade de Inoã, o evento contou com a participação da Dr. Cláudia, e dos enfermeiros Adriana e Paulo como palestrantes, que juntos abordaram temas como equilíbrio físico e mental e monitoramento comportamental, atividades recreativas que também servem como terapia. Já na unidade de Santa Paula, o palestrante foi o neuropsicólogo Luiz Otávio, que abordou o tema “Nossa saúde Mental e Nossas Emoções”.
“Achei que jamais lidaria com a depressão, até quando comecei a me sentir estranha, perdendo o apetite, a alegria de fazer as coisas. Depois disso, procurei ajuda, tanto do psiquiatra quanto daqui da Casa. Fui me tratando e, graças a Deus, melhorando até receber alta. Por isso, é muito importante a nossa saúde mental e procurar ajuda quando necessário”, comentou a aluna da Casa da Terceira Idade, Merilandi Martins Mendes.
Sobre o Janeiro Branco
O Janeiro Branco é uma campanha brasileira, iniciada em 2014, dedicada a conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e emocional. Em todo início de ano, o objetivo é combater tabus, prevenir doenças como ansiedade, depressão e estresse extremo, e incentivar o autocuidado e a busca por ajuda especializada. Em 2023, a campanha foi oficializada como Lei Federal nº 14.556/2023.










