A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esportes, oferece gratuitamente aulas de capoeira para crianças e adolescentes. Às terças e quintas, a Arena Itaipuaçu recebe alunos de 5 a 16 anos, que fazem atividades físicas enquanto aprendem mais sobre a expressão cultural afro-brasileira.
As aulas fazem parte do projeto Maricá Esporte Presente. A proposta é oferecer acesso gratuito à prática esportiva ao mesmo tempo em que se mantém viva uma das manifestações mais emblemáticas da cultura afro-brasileira. Na quadra, berimbaus, pandeiros e atabaques compartilham espaço com movimentos de ginga, acrobacias e rodas tradicionais.
“São mais de 60 crianças nesse projeto. Fazemos um trabalho de inclusão social. Aqui, preservamos o respeito pelo amigo, a disciplina, e temos na capoeira um complemento educacional”, comentou o professor Alexander Galo.
A capoeira mistura arte marcial, dança, música e ancestralidade. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento motor, disciplina, socialização e fortalecimento da identidade cultural, elementos que também ajudam a afastar jovens de contextos de vulnerabilidade e violência.
Interessados em participar do projeto, podem se inscrever no site www.maricaesportepresente.com.br.
