A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, promoveu na segunda-feira (08/12), na sede do Programa Marielle Franco, no Centro, o Evento Laço Branco, integrando a programação dos 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. A iniciativa teve como objetivo sensibilizar os homens sobre a responsabilidade, comportamento, prevenção e mudança cultural.
O movimento mundial Laço Branco surgiu em 1991, no Canadá, após o massacre de Montreal. A programação incluiu um público expressivo, com destaque para a presença masculina no local. Também participaram dezenas de idosos, jovens e homens de diversas secretarias e autarquias.
O evento contou com mesas de debates, com a participação do secretário de Segurança Cidadã, Julio Veras, abordando a responsabilidade masculina e a atuação integrada da segurança pública, além de agentes da Guarda Municipal de Maricá e da tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, Flávia do Nascimento
Um dos momentos mais simbólicos do encontro foi a realização do Manifesto do Laço Branco. Homens de diferentes idades ergueram seus laços brancos e afirmaram juntos a frase: “Eu me comprometo a nunca cometer, tolerar ou silenciar qualquer forma de violência contra a mulher.” O ato teve forte impacto emocional e institucional.



